segunda-feira, junho 15, 2009

Sonangol está no (inevitável) caminho
para ser dona de São Tomé e Príncipe

A petrolífera angolana Sonangol vai investir ainda este ano cerca 1,5 milhões de euros em equipamentos para o porto de Ana Chaves na capital são-tomense.

O investimento angolano é feito no quadro de um memorando assinado no início deste ano entre a Sonangol e o governo de São Tomé e Príncipe, cujos contornos não foram divulgados, e que prevê o apetrechamento do porto da capital são-tomense com equipamentos de descarga e carregamento de navios em terra e no mar, bem como a reabilitação e iluminação da pista do aeroporto internacional de São Tomé.

No passado fim-de-semana, as duas partes estiveram reunidas na capital São Tomé, tendo o governo são-tomense manifestado “muita urgência” na aquisição desses equipamentos.

O porto de São Tomé tem-se confrontado, desde há vários anos, com a grave situação de congestionamento de navios e demora na descarga e o governo do arquipélago pretende ver resolvido esse problema com a maior brevidade.

“Estamos a negociar com a Sonangol a possibilidade de importarem já os equipamentos necessários para o porto, nomeadamente as gruas e barcos com alguma capacidade para o transporte de mercadorias do navio para o cais e vice-versa”, disse o ministro das infra-estruturas, Benjamim Vera Cruz.

O director financeiro da empresa angolana disse, por seu lado, à Lusa que, “por enquanto, a Sonangol (o Estado angolano, o MPLA o clã Eduardo dos Santos, são tudo sinónimos) vai fazer uma acção a muito curto prazo para o porto, atendendo à urgência”.

“Os equipamentos já foram quantificados e agora estamos na fase de mobilização de meios para a sua efectivação”, acrescentou Osvaldo Vaz.

O porto de são Tomé carece urgentemente de equipamentos para a sua operacionalidade podendo correr o risco e paralisação.

“Nós analisamos inclusive a hipótese de parte desses equipamentos virem por via aérea para permitir que pudéssemos ultrapassar esse grande constrangimento que existe actualmente”, acrescentou o ministro são-tomense das infra-estruturas.

“Há uma preocupação muito grande da parte são-tomense para que esses equipamentos cheguem a São Tomé o mais urgente possível”, adiantou Osvaldo Vaz.

O investimento na reabilitação e iluminação do aeroporto internacional acontecerá depois de concluída a compra dos equipamentos para o porto da capital do arquipélago de são Tomé, disse a fonte da empresa Sonangol.

2 comentários:

Gil Gonçalves disse...

Lá se acabou mais um país. Onde o MPLA chega, os romanos que o digam. Só a barbárie e a destruição. Adeus amado S. Tomé

Gil Gonçalves disse...

Lá se acabou mais um país. Onde o MPLA chega, os romanos que o digam. Só a barbárie e a destruição. Adeus amado S. Tomé