segunda-feira, junho 22, 2009

“Terceiro mandato seria brincar
com a democracia”, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a declarar hoje que não deseja um terceiro mandato. "Eu não quero o terceiro mandato por uma coisa muito simples: eu tenho dito que a gente não pode brincar com a democracia", disse o presidente brasileiro em mais uma lição que, mau grado os muitos erros, dá ao mundo.

A afirmação de Lula da Silva foi feita em entrevista concedida à rádio "Paiquerê FM", ao chegar a Londrina.

Lula defendeu a alternância de poder e disse torcer para que os eleitores escolham alguém melhor do que ele para a presidência em 2010.

"Eu acho que a alternância de poder é importante porque vai permitindo ao povo, cada vez mais, escolher alguém. E eu sempre vou torcer para que as pessoas escolham alguém melhor do que eu, alguém que possa fazer avançar aquilo que nós começamos a fazer em 2003", disse Lula, explicando que “vai continuar a fazer o que eu fazia antes (política), com mais experiência”.

O presidente também comentou o facto de o Brasil ter se tornado credor do Fundo Monetário Internacional (FMI), após décadas como devedor.

"Quando nós assumimos o governo em 2003, eu tinha como meta, como ambição minha, acabar com a nossa relação de dívida com o FMI", disse Lula.

"O facto de o FMI emprestar dinheiro a um país é normal. O que é anormal é o FMI emprestar dinheiro e depois começar a mandar os seus directores para esses países, dizer o que o país tem que fazer," afirmou.

Segundo Lula, o FMI tem de emprestar dinheiro e o único compromisso que o país tem é pagar: "E os juros têm que ser mais baixos e não pode ter nenhuma condicionalidade."

Sobre a decisão de emprestar dinheiro ao fundo, Lula afirmou que o Brasil precisava de se portar como um país grande:

"O Brasil não pode fingir que é pequeno e dizer: não, eu sou pobre, eu não posso dar. Nós temos reservas, nós temos grandeza suficiente para dizer: nós vamos dar a nossa parte."

"E isso é importante porque não diminui as nossas reservas, porque é um empréstimo. Portanto, nós estamos tranquilos e muito felizes. Eu tenho orgulho porque passei 20 anos da minha vida carregando a faixa por este País afora: 'Fora FMI! Fora FMI!' Foi exatamente no meu governo que nós criamos as condições para não precisarmos mais do FMI," afirmou Lula da Silva.

Sem comentários: