terça-feira, julho 28, 2009

Eu também confio

«A freguesia de Ramalde, com quase 50 mil habitantes, é uma das maiores do país e a única da cidade que cresceu em número de habitantes nos últimos anos.

Esse crescimento, no entanto, tem ocorrido de forma desordenada. As diferenças entre a freguesia moderna e as zonas de maior pobreza e abandono vão aumentando. Os equipamentos – escolares, de saúde, sociais, desportivos, culturais – não acompanham o crescimento da freguesia e as necessidades da população.

A Câmara Municipal do Porto ignora a freguesia e os seus problemas. Em 8 anos foram apenas concretizados dois investimentos (o aproveitamento do viaduto na Prelada e o novo pavilhão da Escola do Viso) mas, qualquer deles, com grande atraso. E, no caso do novo arruamento, ainda de forma muito incompleta.

A Junta de Freguesia comporta-se de modo subserviente, aceitando a discriminação a que a freguesia está sujeita por parte da Câmara.

A estrutura da Junta cresceu desmesuradamente, consumindo grande parte dos recursos que deviam ser empregues no apoio aos mais idosos, às crianças, à actividade das associações.

Ramalde precisa de uma Junta diferente.

Ramalde precisa de quem lute por um novo Centro de Saúde. De quem interpele as forças de segurança para uma intervenção mais activa em todas as zonas e bairros. De quem consiga a melhoria das condições de circulação. De quem promova a possibilidade das associações da freguesia utilizarem os pavilhões desportivos das escolas. De quem garanta a efectiva requalificação da ribeira da Granja e o acesso de todas as pessoas à Quinta da Prelada. De quem assegure efectivo apoio social nos bairros, sobretudo às crianças em fase escolar, impedindo a perpetuação da exclusão social.

Enquanto foi presidente da Junta, entre 1994 e 2001, Alfredo Fontinha deu sempre provas de dedicação e seriedade. Nessa altura a Junta tinha credibilidade e fazia-se ouvir.

Por isso é necessário voltar a ter Alfredo Fontinha como presidente. Um homem com provas dadas e conhecedor profundo da freguesia. Um empresário bem sucedido e um cidadão íntegro.

Um homem em quem todos podemos confiar, eu confio.

O mandatário da candidatura,
Manuel Pizarro»

Por razões quase ancestrais (há mais de 30 anos que por ali ando), Ramalde está no meu coração. Por isso, subscrevo as palavras do Manuel Pizarro.

Nota: Texto publicado em:
http://fontinhapararamalde.blogspot.com

Sem comentários: