quarta-feira, julho 29, 2009

Hillary Clinton dá uma ajuda à lusofonia?
- Deixem de brincar com a nossa chipala!

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, destacou hoje a importância da visita da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a Angola e Cabo Verde, em Agosto, considerando que fortalece a lusofonia no contexto internacional.

E tem razão. Se não forem os outros, neste caso Hillary Clinton, a fazer alguma coisa pela lusofonia, estaremos todos entregues à bicharada. É pena, mas é verdade. Revela, aliás, que a CPLP não passa de uma montanha que vai parindo os ratinhos... de plástico.

"É muito significativo que a secretária de Estado norte-americana decida, no âmbito de um périplo a África, visitar dois países da língua oficial portuguesa, o que revela bem a importância geoestratégica destes dois países no contexto do Atlântico e, em particular, para as relações com os EUA, que fortalece também necessariamente o espaço geopolítico que a CPLP assume no contexto internacional", disse Luís Amado à agência Lusa em São Tomé e Príncipe, onde está em visita de trabalho.

Estamos, é claro, todos a ver o esforço de Hillary Clinton em dar uma ajuda à lusofonia. Estamos, não estamos? Hillary Clinton vai, isso sim, dar uma ajuda aos legítimos interesses dos EUA, estando-se nas tintas para uma coisa que nem sabe que existe, a lusofonia.

Recorde-se que, para gáudio dos que andam devagar, devarinho, que o departamento de Estado norte-americano anunciou segunda-feira que a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, vai iniciar um périplo por sete países de África, a 5 de Agosto, participando num fórum sobre a cooperação económica no Quénia.

Clinton vai deslocar-se posteriormente à África do Sul, Angola, República Democrática do Congo (RDC), Nigéria, Libéria e Cabo Verde.

Para Luís Amado, Angola e Cabo Verde constituem "um eixo fundamental de relacionamento estratégico de articulação entre o Atlântico norte e sul e que os EUA valorizam pelo facto de a secretária de Estado decidir visitar estes dois países na primeira deslocação a África".

O chefe da diplomacia portuguesa considerou ainda que esta visita de Hillary Clinton "valoriza a excelente relação que Portugal tem com estes países". A visita valoriza as relações de quem com quem?

"O desenvolvimento de Angola e Cabo Verde tem passado muito nos últimos anos pelo fortalecimento das relações económicas, comerciais e políticas entre Portugal e esses países e, tudo o que de bom acontece em Angola, Cabo Verde e São Tomé, é bom para Portugal", sublinhou.

Mas em vez de se dizer que é bom para Portugal não se deveria afirmar, digo eu, que é bom para a lusofonia? Não. É claro que não. Bom para a lusofonia é a visita de Hillary Clinton...

Sem comentários: