quarta-feira, julho 22, 2009

Huambo pode contar com técnicos indianos
(Se quem deveria ir não vai... que assim seja)

O embaixador da Índia em Angola, Ghanashyam Ajjampur Rangaiam, manifestou hoje, na província do Huambo, o desejo de o seu país enviar para esta região vários especialistas de educação e agricultura.

Falando à imprensa, no final de um encontro com o governador local, Albino Malungo, o diplomata disse ter ido identificar possíveis áreas de cooperação no Huambo, onde afirma haver "vastas extensões de terrenos baldios, prontos para serem explorados através da agricultura mecanizada", visando o aumento dos índices de produção interna.

"Sei da existência, nesta província, de muitos terrenos subaproveitados. Eis a razão de pretendermos cooperar no desenvolvimento do sector agrícola que, a meu ver, pode ser uma das soluções para atenuar os efeitos da crise económica mundial", expressou.

Ghanashyam Ajjampur Rangaiam referiu que, além dos sectores da educação e agricultura, o governo da Índia pretende também, caso seja rubricado um acordo de cooperação, contribuir noutras áreas que concorrem para o rápido desenvolvimento socioeconómico do Huambo e de Angola, em geral.

Disse ainda que o seu país possui tecnologia suficiente para apoiar o desenvolvimento de Angola, quer através do envio de especialistas, quer da formação de quadros locais na Índia e a transferência de equipamentos.

Outra área que interessa a Índia, de acordo com o embaixador, é a formação de especialistas em agronomia, pelo facto de a Índia ter 21 universidades que ministram, somente, cursos diversos relacionados com as ciências agrárias.

O embaixador da Índia, que se encontra nesta província desde terça-feira, vai visitar as Faculdades de Medicina e de Ciências Agrárias, bem como o Instituto Superior Politécnico, aonde prevê realizar uma palestra sobre "A Índia e as Prováveis Áreas de Cooperação com a República de Angola".

Sem comentários: