segunda-feira, julho 27, 2009

Sócrates encontra-se com bloggers da moda,
de novo (diria o António) a bem da... Nação

O secretário-geral do PS português, também e ainda primeiro-ministro das ocidentais praias lusitanas a norte, embora cada vez mais a sul, de Marrocos, de seu nome José Sócrates, relativizou hoje os exageros nos comentários de alguns "bloggers" na Internet, contrapondo que os blogues constituem já actualmente um novo espaço que se abre à democracia política e cívica.

"Disseram-me que dizem muito mal de mim na blogosfera e vim ver se isso era verdade. Isso não é bem assim", comentou Sócrates, numa nota de humor, à entrada para um encontro com alguns dos supostamente principais blogues portugueses.

"Os bloggers têm muito respeito por si próprios. Fazem o possível por transformar a liberdade dos seus blogues numa liberdade respeitosa - isso é um processo continuado", sustentou o secretário-geral do PS, depois de ter sido interrogado sobre a existência de "abusos" nos comentários feitos em alguns blogues.

"Bem sei que há exageros, mas o exagero faz parte do início da liberdade que os blogues constituem. Tenho esperança que a segurança que cada um dos bloggers vai sentido se transforme também em responsabilidade", acrescentou Sócrates ainda sobre o tema dos "abusos" na blogosfera.

De uma coisa estou certo. Se numa legislatura o primeiro-ministro de Portugal conseguiu pôr quase todos os jornalistas e pensar com a... barriga, se lá continuar mais uns anos vai conseguir o mesmo na blogosfera. É que esta coisa de pensar com liberdade, de pôr o poder das ideias acima das ideias de poder, não funciona quando se está no desemprego. E Sócrates sabe bem disso.

Para o líder socialistas, os blogues constituem mesmo "um novo espaço que se oferece à democracia política e cívica". Sendo que, para este caso, democracia política e cívica deve ser sinónimo de português de primeira (todos os que são do PS).

"Tinha curiosidade em conhecer os principais bloggers do país e esta é uma boa oportunidade. Tenho o maior gosto em discutir política com eles. Esta é também a minha oportunidade para dizer o que tenho a dizer", afirmou ainda o líder socialista à entrada para o encontro com os bloggers da moda.

2 comentários:

renato gomes pereira disse...

Uma visão aberta por parte de Socrates...ou muito me engano eu ele também é blogger...talvez sobre pseudónimo...

José Martins disse...

Então um gajo que o tem colocado de rastos,sou eu!