segunda-feira, agosto 03, 2009

JP Sá Couto persegue quem for sindicalizado
- O que dirá o maior vendedor, José Sócrates?

O deputado da CDU, Honório Novo, eleito pelo Porto, pediu hoje uma "fiscalização completa e rigorosa da Autoridade para as Condições do Trabalho à JP Sá Couto", a empresa portuguesa que monta essa espécie de computadores chamados Magalhães.

Recorde-se as vendas do Magalhães, impulsionadas pelo marketing do próprio primeiro-ministro português, José Sócrates, tiveram um crescimento de 3311,4% no número de unidades vendidas durante o primeiro trimestre deste ano, face aos primeiros três meses de 2008.

Honório Novo falava durante uma conferência de imprensa realizada para denunciar o comportamento "inaceitável e indigno" daquela empresa nas relações com os trabalhadores.

"A JP Sá Couto parece entrar pela mais dura e inaceitável discriminação sindical, perseguindo e despedindo trabalhadores sindicalizados, numa afronta inqualificável aos direitos individuais consagrados na Constituição", afirma o deputado.

Honório Novo citou o caso de uma trabalhadora cujo contrato terminava no final de Agosto e que foi despedida em Julho com dispensa de comparecer nas instalações até ao final do contrato, após ter sido identificada como estando filiada no Sindicato dos Trabalhadores da Indústrias Eléctricas do Norte.

Honório Novo referiu que a JP Sá Couto "incorre em ilegalidades" ao pagar abaixo dos valores estabelecidos no contrato colectivo das indústrias eléctricas, mantendo "pelo menos 155 trabalhadores na mais aviltante precariedade".

A empresa portuense JP Sá Couto tornou-se no primeiro trimestre dona de 47,3% do mercado de vendas de computadores portáteis em Portugal, em número de unidades vendidas.

O deputado referiu que 155 dos 160 trabalhadores afectos à produção do computador Magalhães na JP Sá Couto (que tem um quadro de pessoal de 300 elementos) são recrutados a empresas de trabalho temporário, tendo sido contratados com a exigência do 12º ano como habilitações literárias mínimas.

"Todos estes trabalhadores estão a receber salários de 465 euros mensais, menos 101 euros dos 566 euros de vencimento mínimo previsto no contrato colectivo das indústrias eléctricas", disse.

Honório Novo referiu que, nas negociações salariais, a administração da empresa reconheceu que não está a pagar segundo o contrato colectivo das indústrias eléctricas, mas sim de acordo com o dos trabalhadores do comércio, que prevê níveis salariais inferiores.

O deputado, que também é candidato à presidência da Câmara de Matosinhos, município onde a JP Sá Couto tem a sua sede, afirmou ainda que a autarquia, não deve consumar a cedência de um terreno àquela empresa, onde será instalada uma nova unidade para aumentar a capacidade de produção, sem se assegurar que de facto os postos de trabalho são "estáveis e de qualidade".

Contactada pela Lusa, a vereadora Luísa Salgueiro, que substitui o presidente da Câmara Guilherme Pinto, em férias, comentou a situação afirmando que o protocolo que formaliza a cedência do terreno, que está em fase de aprovação, prevê a criação, nas novas instalações, de 320 postos de trabalho estável.

"A Câmara seguirá a situação com atenção e actuará de imediato se verificar que as condições do protocolo não são cumpridas", garantiu a autarca.

Sem comentários: