sábado, agosto 01, 2009

Moçambique e moçambicanos são, ao que parece, propriedade de Armando Guebuza

Está, de uma vez por todas, decidido. A ponte sobre o rio Zambeze será mesmo baptizada com o nome de Armando Emílio Guebuza, actual presidente da República de Moçambique e da FRELIMO.

As reacções, como era de esperar, não se fizeram esperar. Afonso Dhlakama (líder da RENAMO) afirmou, em declarações à Agência Lusa, que a atribuição do nome Armando Guebuza à nova ponte sobre o rio Zambeze, ligando o norte e o sul do país, é um acto "comunista".

O empresário e ex-deputado da FRELIMO Amad Camal considerou, por sua vez, "falta de modéstia" a atribuição do nome do Presidente moçambicano à obra.

Se também me é permitido opinar, eu diria que no afã de mostrar obra (ou não estivessem as eleições às portas), Armando Guebuza está a mostrar a África e ao mundo que Moçambique e os moçambicanos são suas propriedades.

Com o seu exarcebado egoísmo político, Armando Guebuza quer (digo eu)certamente ofuscar (será que vai conseguir?) os nomes de Eduardo Mondlane, Samora Machel, Joaquim Chissano e tantos outros, incluindo anónimos, que também já deram muito de si a Moçambique e ao seu povo.

Com a atribuição do seu nome à ponte sobre o rio Zambeze, Armando Guebuza está a passar um atestado de menoridade e, ao mesmo tempo, a insultar a inteligência dos moçambicanos.

Por isso, não tarda qualquer dia Armando Guebuza vai atribuir o nome da esposa a um hospital.

Não tarda, qualquer dia veremos Armando Guebuza a atribuir o nome do filho ou da filha a um berçário.

Não tarda, qualquer dia teremos notícias de que o nome da sua sogra será atribuído a um lar de terceira idade.

Não tarda, teremos informações de que o seu sobrinho terá de ter o nome de um campo de futebol.

Não tarda, qualquer dia o nome do cachorro (de lá de casa) de Armando Guebuza será dado a um hospital veterinário, que será construído com dinheiros públicos.

Sem comentários: