quinta-feira, agosto 06, 2009

Polícias de elite para todos os distritos?
- Vale a pena estar em campanha eleitoral

O ministro da Administração Interna de Portugal, Rui Pereira, anunciou hoje no Porto que o Governo quer criar unidades especiais das forças policiais em todos os distritos.

"É nosso objectivo instalar em todo o território, ao nível distrital, unidades especiais das forças de segurança, porque a criminalidade tem hoje um grande grau de mobilidade", disse o ministro.

"Não podemos estar à espera que, para resolver um incidente táctico-policial grave no Interior de Portugal, venha polícia sedeada em Lisboa", justificou Rui Pereira, que falava aos jornalistas no Porto, no final das comemorações do 142º aniversário da PSP deste distrito.

O primeiro passo nessa estratégia de descentralização das forças de elite das polícias vai ser dado no Porto, com a abertura de uma extensão da Unidade Especial de Polícia (UEP) na área do Comando Metropolitano do Porto, indicou o director nacional da PSP, Oliveira Pereira.

A UEP, sedeada em Belas, Sintra, integra as unidades de elite da PSP, como o Grupo de Operações Especiais (Portugal) e o Corpo de Intervenção.

Também no âmbito da estratégia de reforço do combate à criminalidade violenta e grave, Rui Pereira participou na entrega de 1500 armas Glock a polícias do Porto.

O ministro referiu que durante esta legislatura foram entregues 25 mil novas armas às forças de segurança e adiantou que até 2012 serão entregues mais 42 mil.

Sem comentários: