domingo, agosto 16, 2009

Quando a esmola é grande...

O Governo de Angola está apostado em dar formação aos jornalistas do país (ver: «Governo oferece reciclagem aos jornalistas - Quem recicla os políticos donos do poder?»). Depois do Namibe e Lundas chegou agora a vez do Cunene.

O anúncio foi feito hoje pelo representante em Ondjiva do Ministério da Comunicação Social, Guilherme Simões, depois de uma visita de trabalho de três dias que o ministro do sector, Manuel Rabelais, efectuou à província do Cunene.

"Brevemente haverá uma formação local, para os quadro do sector, a ser promovido pelo Centro de Formação dos Jornalistas, que é um o órgão do Ministério da Comunicação Social, onde irão abordar diversos temas sobre a crise nacional e internacional ", precisou Guilherme Simões.

Guilherme Simões referiu que estas formações serão de grande importância visto que alguns profissionais locais terão a missão de reforçar o serviço que a comunicação social prestará durante o Campeonato Africano de Futebol (CAN 2010).

Esta prova, acrescente-se, realizar-se-á em Janeiro próximo, no país (nas cidade de Luanda, Benguela e Huila) e fora dele (Cabinda).

Quando a “esmola” é grande, seja em Angola ou em Portugal, o pobre desconfia. De facto, quando se sabe, como diz o presidente da UNITA, que “para se ser alguém, para se viver com dignidade, o angolano tem de pertencer ao MPLA”, é caso para recear pela liberdade de expressão dos angolanos em geral e dos jornalistas em
particular.

Que o digam, por exemplo, muitos jonalistas portugueses que “para serem alguém, para viverem com dignidade”, têm de pertencer ao partido irmão do MPLA, o PS.

Sem comentários: