sexta-feira, agosto 28, 2009

Receita pode ser seguida em Portugal...

O primeiro-ministro italiano , Silvio Berlusconi, vai avançar com acções legais contra vários meios de comunicação social da Europa pela cobertura da sua vida privada, exigindo um milhão de euros ao jornal italiano La Repubblica por "difamação".

"Isto acontecerá pela primeira vez na história da Itália", anunciou hoje o jornal italiano informando na primeira página sobre o processo iniciado no dia 24 pelo chefe do governo italiano.

Desde Maio passado, o diário publica todos os dias dez perguntas incómodas dirigidas a Berlusconi sobre sua controvertida vida privada desde que a esposa anunciou o pedido de divórcio, insinuando que ele tinha ligações a menores de idade.

O advogado de Berlusconi, Niccolo Ghedini, confirmou hoje à imprensa local que vai accionar por difamação publicações de Espanha, França, além de Itália, pela divulgação de informações "caluniosas" sobre o líder político. Ghedini disse também que está a examinar a possibilidade de queixas contra a imprensa da Grã-Bretanha.

A questão contra o La Repubblica está a ser motivo de polémica em Itália e de "alarme" no Sindicato de Jornalistas italianos.

"Trata-se de um ataque directo ao jornalismo", reagiu o presidente da Federação Nacional da Imprensa, Roberto Natale.

A ação judicial contra um dos jornais mais influentes do país, próximo do centro-esquerda, foi duramente criticado pelo líder do Partido Democrático (PD), Dario Franceschini.

"Trata-se de um acto de intimidação contra a liberdade de imprensa", declarou Franceschini, que denunciou uma "anomalia" na democracia da Itália.

Segundo o advogado de Berlusconi, entre outros meios que serão objecto de acção estão a revista francesa Le Nouvel Observateur por ter publicado uma matéria intitulada "Poder, Sexo e Mentiras", e o jornal espanhol El País pela divulgação de fotografias de pessoas nuas na mansão de Berlusconi, na Sardenha.

Consta, segundo fontes anónimas (como mandam os manuais do jornalismo moderno em Portugal), que os assessores jurídicos do governo português estão a seguir com redobrada atenção esta questão...

Sem comentários: