terça-feira, agosto 25, 2009

Sarkozy compra casa no reino lusitano

Segundo o Diário Digital, Nicolas Sarkozy e Carla Bruni adquiriram uma casa em Portugal. Não sei se acredite. Depois deste jornal ter dito aos seus leitores que a Guiné-Bissau e a Guiné-Conacri são uma e a mesma coisa (ver «Jornalismo (?) puro e duro...» e «Junta militar governa a Guiné-Bissau? - Se o Diário Digital o diz é... jornalismo»), começo a pensar que a casa deverá situar-se em Espanha.

Dando, no entanto, o benefício da dúvida ao Diário Digital, vejamos a importância da compra da casa no reino lusitano, recordando que Nicolas Sarkozy e Carla Bruni não dão ponto sem nó.

Depois de conhecida a notícia de que Sarkozy e Carla estão a planear ter um bebé em 2011, torna-se mais clara a possível aposta na compra de uma casa nas ocidentais e pacatas (embora nem sempre seguras) praias lusitanas.

Ao que parece, Sarkozy e Carla pensam vir mesmo viver para Portugal e, dessa forma, beneficiar da proposta do PS de “dar” 200 euros em conta poupança por cada nascimento, como estratégia para incentivar a natalidade.

Sarkozy terá inclusive consultado o seu quase amigo e ainda primeiro-ministro português, José Sócrates, indagando-o sobre a longevidade da proposta socialista, mesmo sabendo que esse montante só poderá ser mexido quando a criança completar os 18 anos.

Decisiva terá sido a constatação, explicada por Sócrates com recurso ao “computador” ibero-americano Magalhães, de que a conta do filho terá um juro idêntico ao das contas jovens, a prazo, actualmente existentes no mercado.

Sarkozy e Carla consideraram que de facto isso era um bom incentivo à poupança e uma ajuda para o futuro da criança.

Consta que Nicolas Sarkozy, conhecedor do facto de José Sócrates ser useiro e vezeiro em prometer e depois não cumprir, conseguiu já uma garantia escrita autenticada pelo próprio governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio.

Contra a opção lusitana está o facto de o Governo de Zapatero, em Espanha, também socialista, dar um subsídio de 2500 euros por cada nascimento. Para evitar conflitos diplomáticos, Sarkozy estará a pensar em ter um outro filho em Espanha, dividindo depois os dividendos pelas duas crianças...

Sem comentários: