sexta-feira, agosto 14, 2009

UNITA prefere ser assassinada pelo elogio

Segundo o site da UNITA, o seu delegado em Washington, Jardo Muekalia, reuniu-se no último final de semana, em Portugal, com militantes do partido residentes na diáspora.

Nada como saber do acontecimento à posteriori. É uma das vantagens de para os angolanos (alguns, é óbvio) se ser tuga e de para as tugas (alguns, é óbvio) se ser angolano.

Além disso, nada como convidar apenas os que estão sempre de acordo. Fica garantida uma reunião amistosa, sem ondas, sem críticas, sem verdades. Nada disto é, aliás, novo. Desde que ficou órfã do “Mais Velho”, a UNITA mostra uma clara e inequívoca tentação para o suicídio.

A reunião de Jardo Muekalia em Portugal terá servido para reflectir sobre a vida e obra do presidente fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, no quadro das comemorações do seu 75º aniversário natalício, comemorado a 3 de Agosto.

Não será difícil de calcular que todos os presentes tiveram razões de sobra para elogiar o “Mais Velho”, mesmo que muitos pouco ou nada saibam sobre ele, sobre a sua obra e sobre as razões porque deu a vida por um país que – assim dizia – não se define: sente-se.

Dizem-me que Jardo Muekalia terá apelado aos militantes para preservarem os ideais do presidente fundador, para que se possa construir uma Angola melhor. É um bom apelo.


Também poderia ter dito, como fez Alcides Sakala, que os homens e mulheres da UNITA, bem como muitos outros angolanos, se revêem na política defendida durante décadas por Jonas Savimbi, já que o seu pensamento de continua actual e a inspirar muitos jovens angolanos nas suas acções do dia-a-dia.

1 comentário:

Uabalumuka disse...

Os militantes da JURA a viverem em Portugal, decidiram no âmbito das suas actividades fazer uma reunião no passado dia 9, aproveitando a mesma para um reflexão sobre a vida e a prática política do Dr. Jonas Savimbi que se fosse vivo comemoraria o seu aniversário a 3 de Agosto.

Convidaram para a mesma, alguns militantes da UNITA, entre os quais me encontrava.

Jardo Muekalia em visita privada a Lisboa, foi por mim levado à reunião e como não podia deixar de ser, dirigiu algumas palavras aos presentes.

Os militantes da UNITA presentes (incluindo os da JURA), não sabiam que Jardo Muekalia estaria presente (ele próprio não sabia até momentos antes) e portanto nem a JURA nem ninguém poderia ter comunicado a quem quer que fosse da sua presença.

Ou seja, se alguma culpa houve dos militantes da UNITA e da opinião pública, não saberem que Jardo Muekalia estava em Portugal, essa culpa é deste humilde tuga nascido turra e que continua a sê-lo e só por conveniência aceita essa de ser tuga.

Quem comunicou ao site do Partido a notícia, não explicou a situação (e não tinha de o fazer) limitando-se a relatar os factos.

Nem todos os presentes são dos que estão sempre de acordo. Pelo menos alguns não se livram da fama de serem do contra. Por outro lado alguns dos presentes são dos que sabem muito sobre o "Mais Velho" e breve, espero, se verificará publicamente isso.

As palavras de Jardo Muekalia não foram exactamente as que relatas, mas poderiam ter sido. Diria que foram as que eram necessárias para animar os jovens presentes.

Nem todos os actos são politicamente conspirativos ou politicamente exclusivos, por vezes, existem só almoços e conversas entre amigos á volta de uma mesa...

Um abraço
Uabalumuka