segunda-feira, setembro 07, 2009

Angolanos vão a Moçambique fazer o quê?

Um grupo de cinco técnicos angolanos da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) encontram-se em Moçambique para aprendizagem de práticas da preparação do acto eleitoral, revela a Angop.

Essa não percebi. Se o MPLA ganhou as eleições legislativas com mais de 80% dos votos, o que raio vão os angolanos aprender com os moçambicanos?

Se ainda fosse com a rapaziada de Robert Mugabe, vá que não vá. O MPLA sempre poderia chegar aos noventa e tal por cento. Mas agora com Moçambique que até já teve o seu presidente várias vezes eleito...

O objectivo é, ao que pelo menos é dito oficialmente, dotar os técnicos de maiores e melhores conhecimentos em questões práticas de trabalho nas acções de preparação e procedimentos de um acto eleitoral.

Boa! Se Angola já sabe como se fazem eleições sem cadernos eleitorais, já sabe como é possível haver mais votos do que votantes, para que é que precisa de aprender seja o que for?

Com esta deslocação de efectivos da CNE, o seu presidente, Caetano de Sousa, pretende dar seguimento ao processo de formação continua dos técnicos da instituição que dirige, com o intuito de garantir uma melhor actuação de todos na preparação de próximos actos eleitorais.

Próximos actos eleitorais? Será que vai mesmo haver eleição presidencial? Quando?

Eu sei, será quando o MPLA quiser. Mas para isso não era preciso mandar gente para Moçambique. Creio, aliás, que o contrário é que fazia sentido...

Foto: João Relvas, Lusa

Sem comentários: