terça-feira, outubro 27, 2009

Que mais inventarão para denegrir a imagem do MPLA e do herói Zé Eduardo dos Santos?

A Justiça francesa condenou hoje Jean-Christophe Mitterrand, filho mais velho do ex-presidente francês François Mitterrand, por tráfico de armas para Angola durante a guerra civil. Hum!

O caso, que ficou conhecido como "Angolagate", e envolve mais ou menos 790 milhões de dólares em vendas de armas para o presidente angolano e líder do partido (MPLA) que governa Angola desde 1975, José Eduardo dos Santos, entre 1993 e 1998.

Hum! Tráfico de armas para o MPLA? Não pode ser. Os impolutos dirigentes deo MPLA, a começar por Eduardo dos Santos, nunca o permitiriam. Trata-se, como é óbvio, de uma “campanha branca” contra o único herói vivo de Angola.

Outras 41 pessoas foram acusadas em Paris de vender armas a Angola, desafiando (como se isso fosse alguma coisa complicada) um embargo de armas da ONU.

O julgamento lançou luz sobre um mundo de pagamentos secretos, feitos em dinheiro, e acordos discretos ligando a alta sociedade parisiense com uma das guerras mais duradouras da África, bem como a políticos reconhecidos nos areópagos internacionais como sublimes exemplos.

O caso também foi um constrangimento para o governo francês, que está ávido (o petróleo, mas não só, a isso obriga) em cultivar relações mais próximas com Angola, um parceiro comercial de importância crescente. Aliás, mais de 70 empresas francesas estão estabelecidas em Angola, inclusive – pois claro! - a gigante de petróleo Total, que é o segundo maior produtor de petróleo no país, depois da Chevron.

Os dois protagonistas do "Angolagate" são o traficante de armas francês Pierre Falcone e o empresário russo-israelense Arkady Gaydamak. Ambos foram condenados por vendas ilegais de armas, fraude fiscal, lavagem de dinheiro, desvio de dinheiro e outros crimes. Nada que possa incomodar a prestigiada história de um Estado de Direito (de um quê?) como é Angola...

Os dois foram sentenciados a seis anos de prisão, e Falcone foi preso assim que o juiz terminou de ler as sentenças - um processo que durou duas horas devido ao número de pessoas envolvidas. Gaydamak está foragido.

Jean-Christophe Mitterrand, que era conselheiro do pai sobre questões relacionadas ao continente africano, foi inocentado da acusação de que facilitou o envio de armas para Angola, mas culpado por receber mais de 2 milhões de dólares de Falcone e Gaydamak para promover as suas jogadas.

Jean-Christophe Mitterrand apanhou uma pena de dois anos de prisão, que poderá ser cumprida em liberdade, e foi multado em 375 mil euros. Presente no tribunal para ouvir a sentença, Jean-Christophe manteve-se impávido e sereno.

Charles Pasqua, ex-ministro do Interior, foi considerado culpado de aceitar dinheiro dos dois traficantes de armas, mesmo sabendo que era dinheiro sujo. i sentenciado a três anos de prisão.

Como diz Eugénio Costa Almeida, “se juridicamente, o processo estará encerrado e politicamente ficou no limbo, por certo que a História há-de, um dia, clarificar este processo”.

Sem comentários: