quarta-feira, dezembro 16, 2009

Colaborar com a PIDE é meio caminho
para ser figura histórica em... Angola

Vinte e duas figuras que, segundo o MPLA (pois claro!), contribuíram para a luta pela independência de Angola, foram identificadas no município do Golungo Alto, Kwanza Norte, no quadro das pesquisas para a divulgação e valorização das personalidades históricas do país.

A informação está expressa num documento produzido por especialistas do Ministério da Cultura... do MPLA, que estiveram na localidade em cumprimento ao despacho número 8/08 de 18 de Março do Presidente da República e do MPLA, José Eduardo dos Santos, que visa a divulgação e valorização das figuras históricas nacionais.

Entre os nomes indicados constam o escritor António Jacinto do Amaral Martins, Mário Pinto Lemos de Andrade, Manuel Pedro Pacavira, Lopo Ferreira do Nascimento, Augusto Lopes Teixeira, Joaquim Lemos, Lopo Bravo da Costa (Songa Maju), Mateus Vieira Dias e Manuel da Rosa, como figuras que se destacaram na resistência e luta contra a colonização portuguesa.

O director provincial da Cultura, David João Buba Mateus, apontou a necessidade da contínua busca pelas figuras que tenham se destacado na luta política, social ou militar durante o período de ocupação portuguesa de Angola.

Como e vê, por exemplo, no caso de Manuel Pedro Pacavira, ter um curriculum ligado à PIDE é meio caminho andado para ser uma personalidade histórica de Angola...

2 comentários:

Calcinhas de Luanda disse...

Eu sempre disse que o EME era um digno continuador da União Nacional. Logo a DISA foi apenas a continuação da PIDE/DGS. Nunca me esqueço do que dizia o deputado Casal Ribeiro da União Nacional/ANP à então Assembleia Nacional Portuguesa em 23 ou 24 de Abril de 1974: "O comunismo é o pior dos fascismos". Eu agora corrijo! São iguais!
Logo UN/ANP e MPLA, PIDE/DGS e DISA, são tudo farinha do mesmo saco.

Leumas disse...

O comunismo deveria ser considerado crime por todos os países, assim como o nazismo.

Maldito Mussolini que mandou matar Gramsci mas esqueceu de queimar seus escritos.

Tá ai...

Se não são governos autoritários, são populistas, enganadores, mentirosos, cada vez mais ricos.

Ou tudo isso junto.