domingo, dezembro 13, 2009

Valerá a pena? Não deve valer, mas...

Parece-me totalmente desnecessário continuar a falar da Guiné-Bissau, sobretudo porque (como diz a comunidade internacional, onde se inclui a CPLP) as eleições resolvem todos os problemas.

Mesmo assim, vou remando contra a maré. Valerá a pena? Não deve valer, mas...

Recordam-se que o director-geral dos Serviços de Informação do Estado (SIE) da Guiné-Bissau, coronel Antero João Correia, foi detido em Bissau por, ao que parece, se ter recusado a dar cobertura à alegada intentona golpista de 5 de Junho?

A democracia tem destas coisas. Ou se é favor de quem está no poder ou, é claro, vai-se para a choldra. Ou se é a favor ou choca-se com uma bala perdida.

Recordam-se que o coronel Antero João Correia, antigo comandante-geral da Polícia, teria sido detido por ordens do então interino chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Zamora Induta, depois de se recusar a assinar o comunicado do SIE que anunciava a neutralização da alegada tentativa de golpe de Estado?

Recordam-se que esta recusa teria obrigado os mentores do plano a confiar a assinatura do documento ao director-geral adjunto dos SIE, coronel Samba Djaló, que foi apontado como uma pessoa "muito próxima" (pudera!) de Zamora Induta e seu representante a nível do Ministério do Interior que tutela os SIE?

Recordam-se que o coronel Antero Correia teria manifestado a sua recusa por discordar de tais alegações de tentativa de golpe de Estado atribuída a várias figuras políticas e militares, incluindo o ex-ministro da Defesa Hélder Proença e o candidato presidencial Baciro Dabó, que foram mortos na mesma altura?

Recordam-se que o comunicado em causa referia que a morte de Hélder Proença e Baciro Dabó teria resultado dum tiroteio que se seguiu à resistência demonstrada por eles quando as forças da ordem alegadamente pretendiam detê-los pela sua suposta implicação na intentona?

Recordam-se que, embora a custo e com toneladas de medo, as versões apresentadas por familiares e outras testemunhas contrariam a explicação dada no comunicado dos SIE, desmentindo que tivesse havido algum tiroteio antes da morte das duas personalidades?

Recordam-se que esta realidade significa, a ser verdade, que se tratou de "puro assassinato" uma vez que Dabó foi encontrado em sua casa e a domir, enquanto Hélder Proença estava de viagem, por estrada, proveniente da capital senegalesa, Dakar?

Recordam-se que alguns observadores comentaram que o próprio facto de o comunicado dos SIE ter sido publicado sem o consentimento do Governo era revelador da existência de um "poder paralelo" que teria ordenado as execuções e a divulgação documento?

E assim se vai escrevendo a história do princípio daquilo que pode ser o fim da Guiné-Bissau.

1 comentário:

Leumas disse...

Meu caro Orlando:

O que fazer quando uma quadrilha age no país, com AVAL do Governo Federal??

É o caso do MST (Movimento dos Sem Terra), uma quadrilha de orientação marxista-leninista que invade fazendas do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, usando da máxima covardia contra trabalhadores, mulheres, crianças.

Depredam estruturas, maquinários, materiais de reprodução e tratamento de gado, destroem plantações, promovem queimadas e o pior: usam de CRIANÇAS como escudos humanos.

Sim, meu colega: ESSA QUADRILHA POSSUI AVAL DO GOVERNO FEDERAL, está associada ao PT (Partido dos Trabalhadores) ao qual faz parte o Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Isso é um fato notório que nem o próprio faz questão de esconder.

O Brasil está tomado pelo câncer da corrupção, da impunidade e das quadrilhas feito o MST e as de tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

Só com INFORMAÇÃO poderemos vencer esse mal. Temos que estimular a população a cobrar o que lhe é de direito.

Você, meu colega que está do outro lado do Atlântico e fala o mesmo idioma que o eu, TEMOS ESSE DEVER HUMANO.


Abraços e parabéns pelo blog.