sábado, janeiro 30, 2010

Bolsas para produtores de conteúdos

Até 10 de Fevereiro, os produtores portugueses de conteúdos de linha branca (há, ainda, quem lhes chame jornalistas), ou com cidadania da União Europeia e residentes em Portugal, podem candidatar-se a uma das 10 bolsas de curta duração nos EUA, incluídas no Programa José Rodrigues Miguéis 2010, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

As bolsas visam a participação num programa de aperfeiçoamento profissional (presumo baseado na institucionalização de colunas nvertebrais amovíveis) a ter lugar de 21 de Junho a 7 de Julho deste ano no Committee of Concerned Journalists, em Washington DC, seguidos de alguns dias de contactos com o sistema político, social e económico norte-americano. Estão incluídas as despesas de viagem, alojamento e propinas.

Para se candidatarem ao Programa José Rodrigues Miguéis 2010 os produtores portugueses de conteúdos de linha branca devem obedecer aos seguintes requisitos: ter idade até 40 anos, carteira profissional e, no mínimo, cinco anos de experiência profissional, bem como um bom domínio das línguas portuguesa e inglesa.

Tudo requisitos que sobram nos produtores de conteúdos de linha branca, já bem testados em ampliar a voz dos que já se fazem ouvir em todos os cantos e esquinas e, igualmente, vacinados contra a tentação (qual peste) de querer dar voz aos que a não têm.

São critérios de preferência a ligação por contrato/vínculo a um órgão de comunicação social (imprensa, rádio, televisão ou jornalismo online) e habilitações ao nível do ensino superior, devendo os candidatos inscrever-se através de http://flad.multiweb.pt em língua portuguesa e inglesa.

Este é, aliás, um bom critério. Ter um contrato com um órgão de comunicação social é cada vez mais uma coisa rara. Para alguma coisa servem os recibos verdes. Além disso, ao colocarem a barreira limite nos 40 anos de idade ficam com a certeza de que só concorrem os assumidos produtores de conteúdos de linha branca.

Posteriormente, em data a indicar, todos os candidatos prestarão provas de inglês e apenas aqueles que ultrapassarem com êxito os testes de língua inglesa verão a sua candidatura analisada pelo júri composto por António José Teixeira (SIC Notícias), Cesário Borga (RTP), Carla Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Ricardo Rodrigues (Notícias Magazine) e Sara Pina (Universidade Lusófona), coordenadora e representante da FLAD.

O júri designará os dez candidatos mais pontuados e dois suplentes. Os candidatos seleccionados terão de proceder ao pagamento de uma taxa de inscrição de 250 euros.

E assim a nossa alma descansará, mais uma vez pelas esquinas e cantos da vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

“Para se candidatarem ao Programa José Rodrigues Miguéis 2010 os produtores portugueses de conteúdos de linha branca devem obedecer aos seguintes requisitos: ter idade até 40 anos, carteira profissional e, no mínimo, cinco anos de experiência profissional, bem como um bom domínio das línguas portuguesa e inglesa.”

Muito interessante: “ter idade até 40 anos...” Nos USA, este seria um motivo para meter o Programa José Rodrigues Miguéis em Tribunal e ganhar o caso facilmente: DESCRIMINAÇÃO PELA IDADE... É triste um país com uma cultura tão rica ter como timoneiros atrasados no desenvolvimento mental, social, e empresarial, transformando a Pátria, não em mãe, mas em puta.

Ó meu país
porque existe tanta gente infeliz
que não pensa nem atina?
Sem conseguirem fazer
não querem sair de cima
convencidos de que para a função
já não é necessária a erecção.

José Filipe Rodrigues