sexta-feira, janeiro 08, 2010

Portugal vive fases (ou serão fezes?) de um ancestral e relevante alcance... histórico!

A proposta do Governo português que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada hoje no Parlamento. É um "momento histórico", segundo o primeiro-ministro José Sócrates.

Momento histórico é igualmente o facto de o desemprego em Portugal (ainda) só ter atingido em Novembro do ano passado os 10,3%. Isto já para não falar dos 20% de pobres.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado no Parlamento, ao início da tarde de hoje, sexta-feira, com os votos favoráveis do PS, BE, PCP, e PEV.

Em Portugal, o Eurostat (escritório de estatísticas da União Europeia) assinala um novo crescimento do desemprego para 10,3% (10,2% em Outubro de 2009), apenas superado pela Letónia (22,3%) e por Espanha (19,4%).

Pela boca do seu primeiro-ministro, os portugueses ficaram a saber que Portugal "deu um passo da maior importância no sentido de combater a discriminação e a injustiça que existia na sociedade portuguesa". Tem razão. No entanto, se calhar alguns dos portugueses estariam à espera de ”passos de maior importância no sentido de combater” o desemprego e a pobreza. Mas esses, como sempre, podem esperar sentados, sem emprego e de barriga vazia.

José Sócrates salientou também o papel do PS por fazer “aquilo que um humanista deve fazer", ou seja, "combater as injustiças dos outros como se fossem injustiças contra nós, combater as normas legais que impedem a igualdade como se nos atingisse a nós próprios".


Esta é uma verdade igualmente histórica. "Combater as injustiças dos outros como se fossem injustiças contra nós, combater as normas legais que impedem a igualdade como se nos atingisse a nós próprios” não se aplica, está bem de ver, aos mais de dois milhões de portugueses pobres e aos mais de 700 mil desempregados...

2 comentários:

Vento Norte disse...

Meu caro

O Sócrates lá sabe o que é que o atinge...:)

Abraço!

Anónimo disse...

Quanto a isto, às fezes, e ao povo português mais os seus brandos costumes, dê um saltito ao meu blogue Oficina e ouça o vídeo que lá coloquei agora. :))