domingo, março 07, 2010

Algum do “jornalismo” made in Portugal
apostou no presente e garantiu o futuro!

De vez em quando, mais para mostrar que faz do que para fazer, a Federação Europeia de Jornalistas, entre outros organismos, leva a cabo conferências sobre Jornalismo. Uma das últimas tinha o sugestivo e vendável título “Pagar o preço pelo jornalismo e a democracia”.

Embora acredite que discussões deste tipo fazem todo, e cada vez mais, sentido, não creio que para Portugal o jornalismo e a democracia sejam preocupações. Estando o país, nesta matéria como noutras, cada vez mais perto do Burkina Faso, não há necessidade de se preocupar com miragens, no caso o jornalismo e a democracia.

No que ao jornalismo lusitano respeita, basta ver que um qualquer badameco a quem sai o euromilhões, ou a quem a banca o dá, pode ser dono de um ou mais meios de comunicação social, mesmo que a sua experiência e formação empresarial tenha sido feita em prostíbulos.

De igual modo, basta ver que para “ser” jornalista é suficiente abrir as pernas, ou pôr-se de cócoras, ao patrão ou ao director ou, também, ter estagiado em algum dos prostíbulos mais ou menos conhecidos, mesmo que nos de face oculta.

Não creio por isso que Portugal esteja minimamente preocupado com estas questões. Desde logo porque o jornalismo é apenas uma forma de comércio pelo que, penso, essas peregrinas ideias de “dar voz a quem a não tem”, de “entender que a verdade é a melhor qualidade dos jornalistas” já foi chão que, há muito, muito tempo, deu uvas.

Aliás, os jornalistas que ainda acreditam nessas igénuas regras sentem-se cada vez mais como um tolo no meio da ponte. Não sabem se devem ir em frente ou voltar atrás. E, nos raros momentos de sanidade mental, chegam à conclusão que... nem sequer existe ponte.

Qundo as organizações que querem defender os jornalistas e as que dizem que os querem defender se juntam, surge a dúvida sistémica: que tendências, que desafios?

Emboa a dúvida seja sempre a mesma, a resposta é bem conhecida. A tendência é para a extinção do jornalismo, substituído pela produção em série de conteúdos comerciais de linha branca. Desafios? Apenas alguns protagonizados pelos idealistas que não deixam de lutar, nem que seja para que o Jornalismo passe a ser reconhecido como uma profissão artesanal.

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