terça-feira, março 16, 2010

É tão bom, mas mesmo tão bom, ser socialista

O antigo administrador da PT, Rui Pedro Soares, envolvido na polémica tentativa de compra da TVI, recebeu em 2009 1,035 milhões relativos a remuneração variável e prémios de gestão.

E assim vai o reino. O Governo, com ou sem Programa de Estabilidade e Crescimento, com ou sem leis da rolha (made in PSD), lá continua a sua árdua tarefa de tirar aos milhões que têm pouco para dar aos poucos que têm milhões.

Rui Pedro Soares, o antigo administrador da PT, envolvido na polémica tentativa de compra da TVI, recebeu em 2009, 1,533 milhões de euros de salários, dos quais 1,035 milhões são relativos a remuneração variável e prémios de gestão, anunciou a empresa.

Na mesma linha, sob proposta da Parpública (ou seja, do Estado), a REN vai atribuir bónus a José Penedos pelo trabalho realizado em 2009 como presidente da empresa.

Segundo o relatório e contas de 2009, divulgados na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o administrador da PT que se demitiu das suas funções este ano, recebeu 586.863 euros, relativo ao triénio de 2006 a 2008, 448.685 euros de remuneração variável e o restante de remuneração fixa.

Por sua vez, Fernando Soares Carneiro, também envolvido na questão TVI, e que só entrou para a Comissão Executiva da operadora em Março de 2009, recebeu um salário fixo de 364.100 euros, acrescentando 21.200 euros recebidos nos três meses antes, quando era apenas não executivo.

Não fossem os delinquentes dos jornalistas que, obviamente sem razão, resolverem escutar pela fechadura, ainda hoje Rui Pedro Soares estaria longe de ter necessidade de expor a face quando, devido ao seu mérito, trabalhou para ter a face oculta.

Mas este rapaz, como todos os outros, merece que se lhe tire o chapéu. Foi com suor e lágrimas que subiu na vida PT. As más línguas, ávidas e invejosas (com os jornalistas à cabeça, está bom de ver) disseram logo que tal se ficou a dever ao facto de ser do PS e íntimo de José Sócrates.

Homem impoluto e com uma capacidade quase se diria, embora pecando por defeito, extraterrestre, foi na JS, uma verdadeira instituição na descoberta e cultivo de génios, que conheceu Paulo Penedos, o advogado que acabou por ser seu assessor jurídico na PT.

Terá sido nesse alfobre de génios (a Juventude Socialista) que conheceu Marcos Perestrello (hoje secretário de Estado), que o levou para o grupo de apoio a José Sócrates.

Por tudo isto se vê a razão pela qual eu, bem como os 700 mil desempregados e os perto de quatro milhões de potenciais pobres, gostaríamos de ser um Rui Pedro Soares...

Sem comentários: