segunda-feira, março 22, 2010

Em que país julga o CDS que está?

O líder parlamentar do CDS-PP, Pedro Mota Soares, questionou hoje o ministério das Finanças de Portugal sobre se o Estado vai "autorizar" a atribuição de prémios e bónus a gestores do sector público empresarial relativos a 2009.

Que raio de ideia! Então essa não é a melhor forma de dar corpo e alma ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC)? Então não está estabelecido, em Portugal como noutros reinos, que é preciso tirar aos milhões que têm pouco (ou nada) para dar aos poucos que têm milhões?

Numa pergunta escrita entregue hoje no Parlamento, Mota Soares sublinhou que até 31 de Março, o Governo, "através da sua função accionista, terá de autorizar a atribuição de prémios e bónus aos gestores públicos face aos resultados de 2009", num universo de 174 empresas do sector empresarial do Estado.

Embora a pergunta faça sentido, todos os portugueses sabem que o PEC só chegará a bom termo se alguns gestores da coisa pública continuarem a receber chorudos prémios e os 700 mil desempregados assim continuarem, tal como os perto de 40% de portugueses que vão assiduamente ao oculista porque não conseguem ver comida nos pratos.

"Estas empresas recebem frequentemente indemnizações compensatórias, subsídios ou aumentos de capitais financiados pelo Estado, na sua função accionista", salientou o deputado, na pergunta escrita, dirigida o ministro do Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos.

"Que política tenciona o Ministério das Finanças, através da função accionista do Estado, adoptar relativamente às retribuições dos Gestores Públicos, incluindo Bónus, Prémios e Remunerações Variáveis, em 2009?", questionou o deputado que, em declarações à Lusa defendeu que "não é possível estar-se a dar bónus e prémios aos gestores ao mesmo tempo que se exigem sacrifícios aos trabalhadores e mesmo o congelamento dos salários da função pública".

"Para nós, os gestores e os líderes têm que dar o exemplo", defendeu o deputado.

Pois é. Era bonito, era. Mas em que país julga o CDS que está?

1 comentário:

Anónimo disse...

Orlando,

Vocês, os residentes em Portugal, são muito mal agradecidos. Já se esqueceram ou não conseguem reconhecer que o governo, actual e anterior, tem usado todas, mas mesmo todas, as capacidades mentais e de expediente para o crescimento dos números do emprego dos cidadãos nacionais...
...na emigração!

P. S. Não vulgarizes a minha opinião porque o Inginhêro pode encontrar nela motivos para dissertar sobre estratégias de desenvolvimento equilibrado e, como em todos os seus discursos, dizer disparates sobre Sociologia, Psicologia, Antropologia, Economia ou Gestão de Recursos.

Consulino Desolado