quinta-feira, abril 22, 2010

Força camarada Rui! O PS está contigo!

O rapazola tem a escola toda. Assim, o antigo administrador da Portugal Telecom, Rui Pedro Soares, envolvido na polémica tentativa de compra da TVI e que recebeu em 2009 a módica quantia de 1,035 milhões de euros relativos a remuneração variável e prémios de gestão, recusou hoje responder às perguntas dos deputados que constituem a Comissão Parlamentar de Inquérito.

Perante a reacção de revolta de quase todos os deputados (o PS não está para aí virado), Jaime Gama já despachou para Procuradoria Geral da República a participação contra Rui Pedro Soares.

Formalmente o processo vai seguir os seus trâmites legais o que, em bom ou mau português, quer dizer que o assunto estará resolvido dentro de alguns anos, certamente pela via do arquivamento.

Chamado a depor na Comissão de Inquérito Parlamentar à compra da TVI, o ex-administrador da PT, Rui Pedro Soares, recusou-se a responder a perguntas dos deputados invocando o direito ao silêncio, na qualidade de arguido num processo judicial. A Comissão decidiu então por maioria (o PS não está pra chatear o seu boy) acusá-lo do crime de desobediência qualificada.

Desta vez, creio, não foram os delinquentes dos jornalistas que, obviamente sem razão, resolverem escutar pela fechadura, para incriminar o, no mínimo, impoluto Rui Pedro Soares.

Mas este rapaz, como todos os outros, merece que se lhe tire o chapéu, a boina, o bivaque ou até mesmo o capachinho. Foi com suor e lágrimas que o rapaz subiu na vida até chegar à PT. As más línguas, ávidas e invejosas (com alguns jornalistas à cabeça, está bom de ver) disseram logo que tal se ficou a dever ao facto de ser do PS e íntimo de José Sócrates.

Homem no mínimo impoluto e com uma capacidade quase se diria, embora pecando por defeito, extraterrestre, foi na JS, uma verdadeira instituição na descoberta e cultivo de génios, talentos e similares, que conheceu outro impoluto cidadão, Paulo Penedos, o advogado que acabou por ser seu assessor jurídico na PT.

Terá sido nesse alfobre de génios, talentos e similares (a Juventude Socialista) que conheceu mais um outro cidadão impoluto, Marcos Perestrello, (hoje secretário de Estado), que o levou para o grupo de apoio a outro não menos impoluto cidadão, José Sócrates.

Os bons, convenhamos, são mesmo assim. Aliás, quando chegou à PT como administrador, em 2006, Rui Pedro Soares ficou logo responsável pelas relações com as regiões autónomas e autarquias, marketing institucional, imobiliário e segurança.

Com a chegada, dois anos depois, de Zeinal Bava à presidência executiva, Rui Pedro Soares foi premiado pelos bons serviços à nação e passou a liderar também as participações financeiras como a CTM (Macau), Timor Telecom e Archway (vendida nesta ocasião), ambiente e eficiência energética. Se dúvidas existissem...

Rui Pedro Soares tem 36 anos. É do Porto, mas na adolescência rumou a Lisboa. Estudou no IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing, tendo tirado uma formação no INSEAD em telecomunicações, estratégia e marketing.

No curriculum disponível no "site" da PT é referido que Rui Pedro Soares entrou na PT em 2001. Sabe-se que em 2005 era administrador executivo da PT Compras. Antes tinha sido assessor na PT Multimédia.

Antes da PT esteve no Grupo Banque Nationale de Paris/Paribas, onde integrou a Direcção de Marketing do Banco Cetelem. Chegou a esta função depois de ter sido assistente do grupo socialista no Parlamento Europeu desde 1998.

Homem impoluto, repita-se, e com uma capacidade, corrobore-se, quase se diria, embora pecando por defeito, extraterrestre, foi também vereador na Câmara de Lisboa (João Soares).

Por tudo isto se vê a razão pela qual eu, bem como os 700 mil desempregados e os perto de quatro milhões de potenciais pobres, gostaríamos de ser um Rui Pedro Soares...

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem cala ao ser entrevistado cussente:
apertado, ameaçado, entalado.
Este é o fado
de quem vive e acredita
num deus monoteísta
sócia lista, surrealista,
xuxalista.
Ou contabandista?

Consulino Desolado