terça-feira, junho 29, 2010

E assim se vê a força de quem (não) sabe!

Os jornais da Controlinveste mostram a sua garra. O 24 Horas registou uma queda, de Janeiro a Abril, de 51%. O Diário de Notícias perdeu 28% das vendas. O Jornal de Notícias teve uma queda de 16%. O Jogo registou uma queda de 3%. É caso para dizer: quem sabe... sabe!

O Correio da Manhã foi o único diário generalista português a aumentar as vendas nos primeiros quatro meses do ano, com um crescimento de oito por cento face igual período de 2009, segundo dados hoje divulgados.

De acordo com os dados divulgados hoje pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens e Circulação (APCT), entre as descidas, a maior em termos relativos foi apresentada pelo 24 Horas - que tem hoje nas bancas a última edição - do grupo Controlinveste, cuja circulação paga caiu 51 por cento, o que quer dizer que o diário vendeu menos 16.844 exemplares por edição.

A circulação paga do 24 Horas foi de 16.069 exemplares nos primeiros quatro meses do ano.

A segunda maior queda registou-se no Diário de Notícias, também da Controlinveste, que perdeu 28 por cento das vendas, ou seja, cerca de 11.119 números por dia. Entre Janeiro e Abril de 2010, o DN vendeu uma média de 29.255 jornais por dia.

Também entre os títulos que caíram nas vendas está o Jornal de Notícias, outra publicação da Controlinveste, cuja circulação média paga diminuiu 16 por cento, passando para os 83.381 exemplares.

O Público regista a quarta maior queda, tendo a circulação paga do diário da Sonae diminuído 15 por cento, passando para os 32.981 exemplares.

O diário do grupo Lena, que surgiu em Maio de 2009, o i, vendeu, segundo a associação, entre Janeiro e Abril de 2010 uma média de 12.890 exemplares por dia.

O Correio da Manhã manteve a liderança entre os diários mais vendidos no país, com vendas médias de 123.352 exemplares por edição entre os meses de Janeiro e Abril deste ano, o que representa uma subida de oito por cento face ao período homólogo.

Também o desportivo Record registou uma subida nas vendas, na ordem os três por cento, para os 69.204 exemplares por dia.

O outro diário desportivo cujas vendas são analisadas pela APCT, O Jogo, registou uma queda de três por cento, passando para uma média de 26.297 exemplares.

2 comentários:

César Ramos disse...

Coloquemo-nos na posição que quisermos, estes números são altamente preocupantes em todos os aspectos!
Só com a TV não vamos longe...
Lamento muito esta situação da Imprensa, que se irá repercutir cada vez mais no analfabetismo da informação do nosso País.

César

César Ramos disse...

Caro Orlando,

Era impossível continuar a ter certas fotos na 'mesa de cabeceira' da 'barra lateral', ou lá como se chama.

Tiro o chapéu à sua determinação e verticalidade!
Vejo que, infelizmente, isto não era nenhum equívoco...!

Custa-me muito ver homens que se converteram do «H» grande à 'religião' do 'poleiro' a qualquer custo!
De facto, assim não vale, e fiquei muito decepcionado com uma camabalhota tão esquisita!

E agora?... Ainda bem que mostrou depressa o diacho da "estratégia"...

Um abraço e, a ver vamos!

César Ramos