terça-feira, junho 15, 2010

Quem descalça a bota sem que o cheiro ponha em perigo a sanidade dos portuenses?

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio (PSD), desafiou hoje o Governo a abrir “já” uma Loja do Cidadão na Baixa do Porto, “ainda antes de um eventual regresso ao poder por parte do PS no município”.

Na reunião pública do executivo camarário, Rui Rio distribuiu cópias de uma carta enviada dia 2 à secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, em que acusa o Governo de “insuportável partidarite” no processo conducente à instalação de uma Loja do Cidadão na baixa da cidade.

Rui Rio afirmou que preferiu estar calado, até agora, privilegiando as negociações com a secretária de Estado, mas decidiu tornar pública a sua posição depois de “repetidamente” ver outro membro do Governo, o secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde e também líder da Comissão Política Concelhia do PS (para além de potencial candidato à presidência da Autarquia), Manuel Pizarro, dizer que se o PS fosse poder na câmara já havia uma Loja do cidadão na Baixa.

“Há coisas que têm um limite”, frisou, recordando que Maria Manuel Marques sempre negou a pretensão da autarquia, alegando que tal hipótese só poderá ser equacionada depois de totalmente implementado e avaliado o projecto das Lojas de Nova Geração.

Rui Rio enalteceu a correcção como Maria Manuel Marques tem negociado a questão, mas considerou “absolutamente espantoso” que um seu colega do Governo, “ainda por cima do Porto e ex-vereador da Câmara do Porto”, venha dar a entender que só haverá Loja do Cidadão quando o PS liderar a autarquia.

“Tais declarações e comportamentos revelam da parte do Governo uma inadmissível falta de sentido de Estado, falta de nível político, insuportável partidarite, se não mesmo crime de gestão da coisa pública”, salienta Rui Rio, na carta.

O autarca considera que é seu dever, “na defesa dos cidadãos do Porto e do interesse nacional”, denunciar esta forma de actuação governamental à Assembleia da República e ao Presidente da República.

Rui Rio exige que o Governo cumpra o anunciado por Manuel Pizarro e “abra, desde já, uma Loja do Cidadão na Baixa do Porto, ainda antes de um eventual regresso ao poder por parte do PS no município do Porto”.

Sem comentários: