domingo, julho 18, 2010

Centro de Emergência Médica no Porto

A propósito da pergunta aqui feita no passado dia 27 de Junho (O que é feito do centro de emergência médica no Porto, o primeiro a existir em Portugal?) uma mão amiga mandou-me o texto que se segue:

«O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Santa Casa da Misericórdia do Porto assinaram, ontem, 24 de Março, o memorando de entendimento para a criação de um Centro de Emergência Médica.

A cerimónia realizou-se ao final da manhã no salão nobre do Hospital Conde Ferreira, no Porto, que será o local onde serão construídas as futuras instalações.

A Santa Casa da Misericórdia do Porto disponibilizou-se para ceder o logradouro do hospital, que tem a vantagem de se situar em plena Via de Cintura Interna, com acesso às auto-estradas n.º 1 e n.º 3, e muito próximo do Hospital de S. João.

O projecto vai possibilitar ao INEM concentrar todos os seus recursos a norte, actualmente dispersos pela cidade, e garantir uma melhor gestão dos recursos e dos meios.

Assim, o novo espaço da Delegação Regional do Norte do INEM vai albergar o heliporto e a sede logística do Serviço de Ambulâncias de Emergência (SAE) da região Norte. O complexo vai também incluir o Centro de Formação do Porto e a sede da futura Escola Nacional de Emergência Médica.

A obra vai permitir uma elevada redução de custos, nomeadamente com a cessação do arrendamento do actual edifício da delegação e no heliporto do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

A direcção do INEM considera que este rojecto poderá realizar-se por duas fases, sendo que na primeira serão construídas a sede da Delegação Regional do Porto e as instalações da Escola Nacional de Emergência Médica e, na segunda fase, será construído o heliporto e a sede do Norte do SAE.

O estudo económico para este projecto ainda se encontra em formação. Após a aprovação do Ministério da Saúde, o projecto será levado a concurso para a realização da obra. Estima-se que o investimento global possa rondar os 15 a 20 milhões de euros e terá início em 2010.»


Nota: Julguei que iria ficar esclarecido. Mas não fiquei. É que este texto, ao que parece é o mais actual que há sobre o assunto, é de 25 de Março de... 2009.

Sem comentários: