terça-feira, julho 06, 2010

Dar à língua é com eles...

O Presidente da República das ocidentais praias lusitanas defendeu hoje, em Cabo Verde, que a defesa da língua portuguesa é, além de uma expressão cultural, uma questão política que assume uma importância estratégica e “deve ser encarada como tal pelos responsáveis políticos”.

Será por isso que, em breve, a dita Comunidade de Países de Língua... Portuguesa vai abrir as portas à Guiné-Equatorial? Ou estará Cavaco Silva a tentar, ao seu estilo enigmático do “sim”, “não”, “talvez”, mandar um recado a si próprio já que, nesta altura, ainda é Portugal que preside à CPLP?

Aníbal Cavaco Silva discursava no encerramento do Colóquio sobre “Língua Portuguesa e Diálogo Cultural”, realizado na cidade da Praia pela Universidade de Cabo Verde em parceria com o Instituto Camões.

"No mundo globalizado que vivemos, mais do que fronteiras geográficas, são os valores imateriais que determinam a identidade, a coesão e a influência dos espaços políticos. A língua assume, neste contexto, uma importância estratégica e como deve ser encarada pelos responsáveis políticos", afirmou.

Cavaco Silva não diz, contudo, de que língua fala exactamente. É que embora inicialmente se chamasse Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a CPLP evoluiu para Comunidade de Países de Língua... Petrolífera.

Lembrando que o português é a quinta língua a nível global com 220 milhões de falantes em 4 continentes, Cavaco Silva reafirmou que é necessário rentabilizar o potencial da partilha de uma língua comum. Por acaso são bem mais do que 220 milhões, mesmo sem se considerar os seiscentos e tal mil habitantes da... Guiné-Equatorial.

“Por muito diferente que seja a situação linguística em cada um dos nossos países, é hoje inquestionável o interesse que todos temos em preservar e explorar as potencialidades que estão ao nosso alcance pelo facto de partilharmos a mesma língua”, afirmou Cavaco, certamente num discurso que, com ligeiras adaptações, dará também para usar quando felicitar a entrada do ditador Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, ilustre presidente há 31 anos da Guiné-Equatorial, no seio da CPLP.

“É por isso que se reveste de tanta importância o estreitamento das relações entre os povos que integram a CPLP, a aproximação das universidades e centros de investigação, o estímulo a projectos empresariais e científicos onde estejam associadas instituições e pessoas de diversos países lusófonos”, advertiu Cavaco Silva, provavelmente já a preparar uma visita, se for reeleito, a Malabo.

Legenda: O da direita é Teodoro Obiang, os outros dois não sei...

Sem comentários: