segunda-feira, julho 26, 2010

Ética, paixão, vida e dinamismo

“Os jornalistas devem pensar sempre que o código de ética é como o código da polícia”. “O legal nunca impulsiona a excelência”.

“O jornalista ético sabe que há notícias que não se devem dar. O correcto é examinar a liberdade de fazer e escrever o que devo escrever sem que ninguém interfira. A ética não impõe leis”.

“Há o costume, entre os jornalistas, de fazerem só notícias e a dificuldade está em pensar, não temos tempo para pensar”.

“O jornalismo deve pensar-se como um exercício dirigido à sociedade, porque o público está condenado a receber informação medíocre. Na profissão é preciso ética, mas também, paixão, vida e dinamismo”.

“O jornalismo está em crise. Os salários baixos dos jornalistas têm de acabar, porque muitos recebem salários de 300 dólares [230 euros] e, por isso, têm de multiplicar o seu engenho para obterem outras receitas e ficam à beira do suborno e da corrupção”.

“Não temos uma imprensa digna, mas temos jornalistas livres”.

“Seremos insubstituíveis na medida em que saibamos comunicar o que está a acontecer, não obter notícias instantâneas, mas reflectir e analisar, para guiar entre os milhares de factos que acontecem diariamente nesta sociedade confusa em que se vive hoje”.

Nota: O autor destas frases é o jornalista colombiano Javier Darío Restrepo e foram ditas, hoje, durante uma conferência promovida pela Associação de Jornalistas de Madrid.

Sem comentários: