domingo, julho 18, 2010

Lusa “contratada” para, ao abrigo do acordo ortográfico, reescrever a geografia de Angola

“Em Angola, o Presidente da República Portuguesa vai estar com os empresários que o acompanham na inauguração da Feira Internacional de Luanda (FILDA), onde estão pelo menos mais uma centena de homens de negócios portugueses, e ainda nas viagens ao Lubango (província de Benguela) e a Lobito (província da Huila).”

É caso, na minha opinião, para dizer que quem sabe... sabe. E, pelos vistos, ninguém melhor do que a Lusa para descobrir que o Lubango fica na província de Benguela e, faz sentido, o Lobito na província de Huila.

Se calhar, é assim porque – como bem diz o presidente da Lusa, Afonso Camões -
“É assim que eu quero e é assim que vai ser". E se a Agência de Notícias de Portugal quer transferir o Lubango para Benguela e o Lobito para a Huila... assim seja.

Acresce, como é fácil de verificar numa simples consulta, que a comunicação social portuguesa, numa sinergética filosofia de chutar para as suas páginas na Internet tudo o que a Lusa põe em linha, essa nova geografia de Angola já corre o mundo (a imagem foi tirada do jornal Público).

Mas, reconheço, não é só a Lusa que reescreve a geografia angolana. António Mangueira, então director-executivo do Comité Organizador do Campeonato Africano das Nações2010 (COCAN), esteve na em Lisboa em Junho de 2009 e mostrou que quando se junta petulância e ignorância o resultado é explosivo.

O angolano António Mangueira, que fazia então a primeira apresentação da CAN 2010 em Lisboa, lembrou que, “para quem conhece um pouco da história de Angola”, nos tempos dos portugueses “o Lubango era chamado de Nova Lisboa”.

Sem mais nem menos. A António Mangueira só faltou dizer que, se calhar, a cidade do Huambo era chamada para aí (deixa lá ver!) de Sá da Bandeira...

De facto, o bom jornalismo lusitano sempre foi um paradigma de cultura. Em 2003 uma enviada especial do Jornal de Notícias a Moçambique escreveu que a terceira causa de morte naquele país era... a queda de cocos.

Nesse mesmo ano, outro enviado especial - desta vez a Angola - escreveu: «Foi, de resto, a leitura de uma carta dos pais de Savimbi, que residem no Burkina Faso, o momento mais emocionante do congresso, com choros a escutarem-se aqui e ali».

Mandaria o bom senso que o jornalista do JN se lembrasse que, tendo Savimbi 67 anos quando morreu, os pais a estarem vivos teriam (no mínimo) muito perto de 90.

Mandaria a competência profissional que o jornalista soubesse que os pais de Savimbi tinham, na altura, morrido há 30 anos.

Também no dia 19 de Agosto de 2009, o português Diário Digital escrevia que “a Junta Militar que governa a Guiné-Bissau desde o golpe de Estado de 2008 convocou eleições presidenciais para 31 de Janeiro de 2010 e legislativas para 26 de Março”.

Ainda de acordo com o Diário Digital, “o presidente da Junta Militar no poder na Guiné-Bissau, o capitão Moussa Dadis Camara, fez o anúncio das datas, estipuladas por um comité especial integrado por representantes de partidos políticos, sindicatos, da sociedade civil e das Forças Armadas”.

Por último, dizia ainda o Diário Digital, “a Junta Militar liderada por Camara chegou ao poder num golpe de Estado a 23 de Dezembro de 2008, poucas horas depois da morte do então presidente Lansana Conté, que ocupou o cargo durante 24 anos. O capitão Camara pediu ajuda financeira da comunidade internacional para organizar as eleições”.

No contexto da produção em série de textos de linha branca, em que os operários que os fazem trabalham descalços para não terem dificuldade em contar até 12, até se aceita que a Guiné-Bissau seja confundida com a Guiné-Conacri, que Moussa Dadis Camara tivesse feito uma plástica e se parecesse agora com Malam Bacai Sanhá, ou que – por exemplo – Kabiné Komara fosse irmão gémeo de Carlos Gomes Júnior.

De qualquer modo, convenhamos que a um site supostamente informativo escrito também num país de língua oficial portuguesa deveria saber a diferença, apesar da semelhança, entre fazer amor com o José Maria ou com a Maria José.

Sem comentários: