quinta-feira, março 31, 2011

Se recordar é viver (mesmo sem comer...), recordemos o ministro Teixeira dos Santos

O ministro das Finanças holandês, Jan de Jager, afirmou hoje que está tudo pronto para um resgate de Portugal, caso o país decida pedir apoio financeiro externo, e que actualmente não vê risco de contágio a Espanha.

Mas para quê tanta pressa? Em 6 de Julho de 2009, o ministro das Fiananças português, Fernando Teixeira dos Santos, afirmou que a sua prioridade seria superar a situação de crise que o país enfrentava.

"A minha principal preocupação será com a Economia e com o superarmos esta situação de crise que nos tem vindo a afectar", afirmou aos jornalistas, acrescentando que o Governo ía continuar a apoiar as empresas, "tendo em vista a superação das dificuldades em tempo de crise"; e as Pequenas e Médias Empresas, "como temos vindo a fazer e de forma acrescida".

E se já em Julho de 2009 se diazia isto, os resultados devem estar a aparecer por aí ao dobrar da esquina...

Continuemos com Teixeira dos Santos, agora recordando o que disse em 13 de Maio de 2009.

O ministro das Finanças defendeu nesse dia que Portugal estava numa situação "mais vantajosa" para reduzir o endividamento depois da crise, considerando que faltava apenas melhorar a competitividade da economia depois das reformas na Segurança Social e da Administração Pública.

Por outras palavras, e tal como os portugueses já desconfiavam, todos estão em situação “mais vantajosa” para reagir depois de aprenderem a viver sem comer. Isto se, entretanto, não morreram.

"O actual aumento do endividamento é um problema que todos os países vão ter de enfrentar", disse Teixeira dos Santos, defendendo que "acabando a crise torna-se muito claro a necessidade de os países retomarem o mais rapidamente possível a estratégia de consolidação orçamental".

Ou seja, afinal os portugueses não têm nada a temer. Se, por um lado, há muita gente que vive pior (o que parece, segundo o Governo de José Sócrates, uma boa consolação), por outro, quando a crise passar, uma só refeição já será uma dádiva divina para os que não tinham nenhuma.

O governante - que nessa altura falava na apresentação do Relatório de Orientação da Política Orçamental, onde o Executivo reviu em alta o défice deste ano para 5,9 por cento do Produto Interno Bruto e a dívida pública para 74,6 por cento - adiantou que o caminho para o equilíbrio orçamental implica reformas.

Para isso, atente-se, será necessário reduzir despesas, "normalmente despesas com envelhecimento", precisou.

"Portugal está numa situação vantajosa porque já fez a reforma da Segurança Social e da Administração Pública, que permite conter e disciplinar a despesa", considerou o ministro.

Porém, "uma coisa é certa: o facto de termos estes níveis de dívida (e Portugal está na média da União Europeia) vai exigir uma política que reforce o potencial de crescimento da economia", disse. Descoberta, diga-se, digna de ter um Nobel.

Isso implica uma política económica "que aumente a competitividade e reforce o sector exportador", defendeu como se estivesse a descobrir a pólvora.

A reacção no pós-crise "coloca na agenda um conjunto de políticas de valorização dos recursos humanos, melhoria de infraestruturas e mais ciência", disse Teixeira dos Santos.

Disse, ao estilo do olhai para o que dizemos e não para o que fazemos, e não para o que permitimos que outros façam. Sim, que essa da valorização dos recursos humanos cheira, a léguas, a banha da cobra de fraca qualidade cosmética.

O ministro das Finanças avisou também que não se devem criar ilusões porque "a crise não acabou", embora exista "a sensação" de a economia mundial estar a chegar a um ponto de viragem.

E se está num ponto de viragem, e apesar dos maus polítios existentes, se calhar é chegada a altura de os portugueses virarem também, e do avesso, quem os (des)governa.

Sem comentários: