quarta-feira, maio 18, 2011

Trabalhar como os alemães e, pois claro, ganhar e sobreviver como os... somalis!

A actual dona da Europa, Angela Dorothea Merkel, defende a uniformização dos dias de férias na Europa. Na Alemanha, o mínimo exigido por lei são 20 dias úteis. Em Portugal são 22.

Estou com ela. A chanceler alemã disse hoje que alguns países europeus têm mais dias de férias quando comparados com a Alemanha, sublinhado que é necessário haver uma uniformização entre os estados europeus e incluiu os portugueses nesta lista.

Mas de acordo com os dados da OCDE, e segundo uma análise do “Económico”, Portugal até está muito próximo da realidade alemã. O mínimo exigido por lei na Alemanha é um total de 20 dias úteis sem trabalhar por ano. Em Portugal são apenas mais dois, ou seja, os trabalhadores têm direito, no mínimo, a 22 dias de descanso anuais.

Diz ainda o jornal que “e tivermos em conta os contratos colectivos, os alemães até são mais beneficiados do que os portugueses - os dias de férias sobem para uma média de 30 dias, enquanto por cá são 24,5 dias. No campeonato dos feriados, os portugueses levam vantagem: 12 contra 9”.

Cá para mim, numa Europa que se pretende uniformizada não pode haver filhos e enteados. Não podem os portugueses ter privilégios que os coitados dos vassalos da senhora Angela Dorothea não têm. De facto, ou há moralidade ou comem todos.

Assim sendo, os portugueses têm de ter os mesmos deveres dos alemães. E, já agora, os mesmos direitos. Ou seja, o mesmo nível de vida.

Sem comentários: