sexta-feira, agosto 26, 2011

Alma lusófona no coração do Porto


A proposta de “Olha lá” é recriar o Centro Histórico do Porto (CHP) através das artes de palco e das artes visuais.

A partir da recolha de estórias de vida das pessoas será criado um objecto híbrido que contemplará o teatro, a fotografia e a conversa.

 “Olha lá” é um ponto de encontro entre o CHP e as várias culturas lusófonas na cidade. Esta é uma produção da Associação 10pt - Criação Lusófona e está inserida na iniciativa Manobras no Porto, um programa de acção e de construção colectiva promovido pela Porto 2.0 que decorrerá no CHP na semana de 28 de Setembro a 2 de Outubro.

Desde Julho, o projecto “Olha lá” já realizou uma Oficina Participativa de Fotografia aberta a moradores do CHP e Lusófonos na Diáspora. O colectivo encontra-se de momento em ensaios para uma peça de Teatro a estrear a 29 de Setembro na arena do Abrigo dos Pequeninos, nas Fontainhas.

Dia 24 de Setembro inaugura uma Exposição de Fotografia resultante da Oficina e que revela um Porto que teima em se esconder dos nossos olhos, imagens plenas de quotidiano e de surpresa. Este evento terá lugar na Casa Museu Guerra Junqueiro que receberá ainda um Ciclo de Conversas em torno da lusofonia e da cidade do Porto.

Durante todo o mês de Setembro estará exposta pelas ruas da Cidade do Porto uma exposição fotográfica com retratos gigantes de moradores do CHP e comunidades Lusófonas na Diáspora. Com esta exposição de rua “Olha lá” pretende chamar a atenção de quem passa e desafiá-los a um novo olhar.

A 10pt - Criação Lusófona é uma plataforma criadora que produz projectos de intervenção cultural que desenvolvam novos campos de acção, estimulem o pensamento crítico e criativo, e a capacidade transformadora dos cidadãos. Os projectos da 10pt já foram apoiados a nível nacional pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto Camões, e a nível internacional pelas autarquias de São Vicente e da Cidade Velha, pela Universidade de Londres, entre outros.

Ciclo de Conversas
       Conversa 01 - Lusofonia:  “ Vamos comer A-gostinho ” – 24 Setembro
(reflexão sobre o Luso-Brasileiro e portuense Agostinho da Silva)
       Conversa 02 – Arte e Sociedade: “ Marginais? ”  - 30 Setembro
(em colaboração com o Instituto de Sociologia da UP - uma conversa sobre as comunidades à margem na cidade)
       Conversa 03 – Comunicação Lusófona: “ Fala: Corpo ” – 01 Outubro

1 comentário:

Miguel Pinheiro disse...

Obrigado Orlando,

um abraço.