sexta-feira, outubro 21, 2011

A santa hipocrisia dos donos do mundo

Os EUA (e com eles mais de meio mundo) disseram hoje que esperam que o Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio determine, de forma "transparente",  as causas da morte do antigo dirigente Muammar Kadafi.

A administração Obama deseja igualmente que "os presos sejam tratados com humanidade", declarou Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado, não especificando se o tratamento com humanidade segue as regras norte-americanas impostas nos  interrogatório em Guantánamo (Cuba) e em Abu Ghraib (Iraque).

O CNT "vai dar mais detalhes nos próximos dias", considerou o porta-voz numa altura em que as circunstâncias da morte do ditador ainda não foram esclarecidas. Isto é, que Kadafi foi ferido, capturado vivo e assassinado logo a seguir.

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmara já que a morte de Kadafi constitui "o fim de um capítulo longo e doloroso" para os líbios.

Já gora, permito-me aconselhar os leitores a ler o meu artigo “Senado acusa Rumsfeld de incitar à tortura. Relatório sobre Guantánamo e Abu Ghraib é da autoria dos senadores John McCain e Carl Levin”, publicado no Jornal de Notícias em 13 de Dezembro de 2008, altura em que os donos dos jornalistas e os donos dos donos ainda me deixavam ser Jornalista.

Sem comentários: