sexta-feira, novembro 25, 2011

Imagens chocantes nos maços de cigarros

Os maços de cigarros em Portugal podem vir a conter imagens chocantes, uma medida em estudo no âmbito da revisão da directiva do tabaco que deverá ser aprovada no próximo ano, anunciou o comissário europeu da Saúde.

Durante a apresentação, em Lisboa, do balanço de uma campanha europeia antitabagista, John Dali anunciou que vai entregar para o ano uma revisão da directiva do tabaco, na qual pretende introduzir regulamentação sobre cigarros electrónicos, alterações nas mensagens dissuasoras do consumo e reforço da proibição de venda a menores de 16 anos.

A legislação existente sobre a inclusão de imagens chocantes (como a que se reproduz) permite que os países possam voluntariamente adoptar, ou não, esta medida.

Actualmente são sete os países que usam este tipo de imagens nos maços de cigarros, tendo sido França e Espanha os últimos a aderir, explicou, acrescentando que o que se pondera nesta revisão é tornar a aplicação da lei obrigatória e não voluntária.

Outra preocupação do comissário europeu diz respeito ao acesso que os jovens têm à compra de tabaco, pelo que defende formas efectivas de limitar o acesso de menores de 16 anos às máquinas de venda de cigarros.

Uma das possibilidades em estudo é a introdução de máquinas que desbloqueiem através da leitura do cartão de identificação do comprador, à semelhança do que acontece na Alemanha.

Outro exemplo dado foi o da abolição das máquinas, como aconteceu em França, passando o tabaco a ser de venda exclusiva aos balcões.

Com estas medidas a Comissão Europeia "não está a banir o tabaco, mas a tentar empurrar os jovens para uma vida saudável, mostrando o seu lado mais atractivo", afirmou John Dali.

O comissário europeu lembrou que desde que começou a ser aplicada legislação sobre o consumo do tabaco, os números do consumo na Europa têm vindo a baixar, uma tendência que espera conseguir manter.

Alem disso, acrescentou, as estatísticas revelam que alguns negócios, como a restauração, aumentaram nos países com leis mais restritivas, como é o caso da Irlanda.

A explicação é simples, na opinião de John Dali, que aponta o exemplo: as famílias começaram a ir mais a restaurantes, onde antigamente não iam por estarem cheios de fumo dos cigarros.

Em estudo está a possibilidade de os fumadores poderem personalizar os maços de cigarros, escolhendo o tipo de imagens que querem. Com o avanço tecnológico até poderão colocar Passos Coelho a lamber as botas do “líder carismático” de Angola, José Eduardo dos Santos, de Durão Barroso a viver numa cubata da Guiné-Bissau, ou de Cavaco Silva a inaugurar uma avenida com o seu nome em Malabo, capital da Guiné-Equatorial.

1 comentário:

cigarro electrónico disse...

Reduzir o consumo do tabaco é excelente.