sexta-feira, novembro 11, 2011

Maria Rosas expõe “Lenços de Namorados”

"Lenços de Namorados" é o título da exposição individual da pintora Maria Rosas, patente na Da Vinci Espaço de Arte, no  Porto,  até ao dia 8 de Dezembro, integrada no circuito de inaugurações de Miguel Bombarda.

Constituída por 16 trabalhos, utilizando acrílico sobre tela, aguarela e técnica mista, revela a natural progressão artística da pintora, bem como a descoberta multifacetada de novas histórias vivenciadas pela comunhão da arte com a realidade quotidiana.

No dizer de Maria Rosas, “Lenços de Namorados” correspondem a um ritual de conquista utilizado no Minho e que, nesta exposição, é homenageado e recriado.

“O lenço de linho delicado, é transportado para a tela. Surgem mensagens de amor retratadas na pintura, surpreendendo o olhar mais atento”, explica a autora.

Já na sua anterior exposição de 2009, "Origami", então patente na  Olga Santos Galeria, Maria Rosas convidava o público a interpretar o trabalho, criando a sua própria história.

“A tela é o suporte para dar vida a mensagens de amor descobertas, através do olhar atento, entre cores e desenhos,” diz a artista num repto à criatividade imaginativa dos visitantes.

Licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense, a pintora fez o curso livre de Desenho e Pintura da Cooperativa Árvore, orientada pelos pintores Mário Bismarck e Aníbal Remo.

Das suas exposições individuais, destacam-se “Origami”, na Olga Santos Galeria (2009), “Vénus, etc.”, no Hotel Ipanema Park, Porto (2006); “Multiplicação Clássica”, no Hotel Sheraton, Porto (2005); “Além das Transparências”, no Europarque, Santa Maria da Feira (2003); e “Transparências”, no Hotel Tivoli, Porto (2003).

Do currículo de Maria Rosas constam também dezenas de participações em mostras colectivas, como: “ 13 Mulheres e um Joalheiro”, Olga santos Galeria (2010), “Góis Arte” (2010 /2009), “Oroso Arte”, Corunha (2009), “JKM7”, Da Vinci Espaço de Arte (2009),“Colectivarte”,Olga Santos Galeria, Porto (2008); “50.º Aniversário Escola Gonçalves Zarco”, Matosinhos (2005); Galeria Homo Habillis, Porto (2004); “Projecto Casa com Vida”, Exponor (2004); “14.º aniversário da Fundação da Juventude”, Porto (2003); “Desenhar/Desenhando”, Faculdade Arquitectura U.P. (2001); entre outras. Tem sido presença regular na “Colectiva de Sócios da Cooperativa Árvore”.

"Lenços de Namorados"  está patente Da Vinci Espaço de Arte, Rua Adolfo Casais Monteiro, 30, no Porto,  e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas e das 15 às 19 horas, e aos sábados, das 15 às 19 horas.

Sem comentários: