segunda-feira, dezembro 19, 2011

Muteka esqueceu-se do “querido líder”?

Algo vai mal no reino do MPLA. O primeiro secretário provincial do MPLA no Huambo, Fernando Faustino Muteka, fez hoje um discurso patriótico sem enaltecer o papel do “querido líder” José Eduardo dos Santos.

Ou se enalteceu a Angop esqueceu-se de o referir. O que é igualmente grave. Ninguém hoje, como ontem, pode falar de Angola, de África e do mundo sem destacar o papel histórico do “querido líder”.

Seja como for, Faustino Muteka, também governador do Huambo, quer a consolidação da paz e da unidade nacional e isso, como todos sabem, só se consegue com a liderança de Eduardo dos Santos.

Nove anos depois de a UNITA ter decido entregar o ouro ao “bandido”, a troco de uns pratos de lagosta para uns tantos e de fuba para a maioria, o MPLA continua – sobretudo quando se acena com eleições - a falar da manutenção da paz.

As mulheres do MPLA, os pioneiros do MPLA, os veteranos do MPLA, os chefes militares do MPLA, os políticos do MPLA, os governadores do MPLA... todos falam insistentemente na manutenção da paz.

Das duas uma: Ou temem que existam ainda alguns canhangulos operacionais e capazes de fazer estragos, ou preparam-se para pela força (como faz em Cabinda) criar manobras de diversão para justificar uma qualquer purga, até mesmo – como aconteceu a 27 de Maio de 1977 – dentro do próprio MPLA onde, apesar do medo, começam a aparecer algumas importantes vozes a discordar do dono do país.

E se os acontecimentos de 27 de Maio de 1977, que provocaram milhares de mortos, foram o resultado de uma provocação, longa e pacientemente planeada, tendo como responsável máximo Agostinho Neto, que temia perder o poder, será que o actual “querido líder” está, ou teme vir a estar, na mesma posição?

Será que, como há 34 anos, Angola tem algum Nito Alves, ministro ou não, político ou não, chefe militar ou não, disposto a protestar contra o rumo despótico do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA)?

E se tem, voltaremos a ter, tal como em 12 de Julho de 1977, uma declaração oficial do Bureau Político do MPLA a falar de uma "tentativa de golpe de Estado" por parte de "fraccionistas" do movimento, cujos principais "cérebros" serão, já não Nito Alves e José Van-Dunem, mas uns tantos que Eduardo dos Santos não suporta nem com molho de tomate?

Regressemos, contudo, ao pequeno reino de Faustino Muteka que, há uns anos, atropelou um cidadão e foi apertado na Polícia por dizer que a vítima foi imprudente, mas sobretudo pelo hálito...

A saída do anterior governador, Albino Malungo, natural do Huambo, terá sido originada – recorde-se – pelo mal-estar entre o governador e o responsável máximo do MPLA na província do Huambo, que agora ocupa os dois lugares políticos mais importantes no contexto local.

Faustino Muteka desempenhou desde 2004 as funções de secretário do Departamento de Organização e Mobilização do Comité Central e Bureau Político do MPLA.

Faustino Muteka, também ex-ministro da Administração do Território, esteve também na ribalta quando, em 2005, foi denunciada a existência de torturas numa fazenda, na Huíla, de que era proprietário.

E é assim. Ou se é do MPLA ou se é culpado até prova em contrário. Essa peregrina ideia que a UNITA tem de que  Angola é uma democracia, um estado de direito e uma sociedade livre só pode resultar nisto. Aliás, todos sabem que os simpatizantes da UNITA são uma sub-espécie de angolanos e que, por isso, nunca poderão ter os mesmos direitos dos cidadãos de primeira.

Quando muito, os kwachas (com excepção dos seus líderes) terão direito a mandioca e cachipembe ou, em alternativa, a peixe podre, fuba podre e porrada se refilarem.

Sem comentários: