segunda-feira, dezembro 05, 2011

"Narciso de Cristal” para Maria Augusta Silva

Momento significativo das comemo-rações do 70º aniversário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) será a sessão "Narcisos de Cristal", dia 12, às 18h30, na Sociedade de Geografia de Lisboa.

O "Narciso de Cristal - Comunicação Social" será entregue nessa sessão a Maria Augusta Silva – “por ser a jornalista que mais se distinguiu na luta contra o cancro, tendo publicado obra reconhecida por todos e que contribuiu para a história”.

O Narciso é o moderno ícone internacional da luta contra o cancro. Progressivamente tem substituído o contestado "caranguejo", símbolo das primeiras ligas europeias.

Com um longo percurso jornalístico, o nome de Maria Augusta Silva é indissociável do combate à doença oncológica, tanto que a LPCC criou há anos o "Prémio Em Nome da Vida / Maria Augusta Silva" para consagrar trabalhos jornalísticos neste domínio.

"Em Nome da Vida / Portugal e o Cancro" é precisamente o título de um livro da sua autoria e cujos direitos ofereceu à LPCC. Em 1996 foi homenageada pelo Instituto Português de Oncologia, do Porto, numa sessão pública que teve a participação de especialistas de todo o país.

Maria Augusta Silva tem uma carreira sublinhada por outras distinções, com destaque para o Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha (o maior galardão do mundo ibero-americano para a Imprensa), atribuído por unanimidade e entregue pelo Rei Juan Carlos em cerimónia efectuada no Palácio de la Zarzuela, em Madrid.

Foi também vencedora de três dos mais relevantes prémios nacionais – Prémio Abel Salazar (que a distinguiu por duas vezes consecutivas) e Prémio Gazeta de Jornalismo, na modalidade de reportagem escrita.

Sem comentários: