domingo, janeiro 29, 2012

A importância da Lusofonia

A PASC,  Plataforma Activa da Sociedade Civil, irá promover no dia 24 de Fevereiro, na Sociedade de Geografia (Lisboa), mais um Encontro Público, desta vez sobre “A Importância da Lusofonia”.

“Estamos num momento de viragem. Após décadas de aposta exclusiva na Integração Europeia, Portugal vira-se também para o Espaço Lusófono, compreendendo enfim o potencial, ainda por cumprir, dessa viragem estratégica”, justifica a organização.

Neste Fórum, será feita uma reflexão sobre esse caminho de convergência com os restantes países e regiões do espaço lusófono – no plano cultural, mas também social, económico e político.

Caminho que não será apenas benéfico para Portugal, como também para os restantes países e regiões do espaço lusófono. Daí, de resto, os dois momentos deste encontro público: “a Importância da Lusofonia para Portugal” e “para toda a Comunidade Lusófona”.

A finalizar a sessão, será entregue o “Prémio Personalidade Lusófona” ao professor Adriano Moreira – iniciativa do MIL: Movimento Internacional Lusófono, entidade integrante da PASC e organizadora deste evento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu Caro Orlando Castro: entregar o “Prémio Personalidade Lusófona” a Adriano Moreira, que foi responsável pela criação do Campo de Concentração do Tarrafal, é tão horrível como a homenagem que lhe fizeram há pouco em ... Cabo Verde. Como sabes, no Tarrafal estiveram presos - e alguns morreram - centenas de lutadores lusófonos pela Liberdade. Como Luandino Vieira, por exemplo. Luandino que ainda hoje é considerado pelos EUA como um terrorista. O Adriano Moreira tem voz doce, mas é um fascista. Um fascista a quem oportunisticamente o Mário Soares deu a mão. Tal qual o fez ao Hermano Saraiva e ao Veiga Simão. Certamente, haverá alguma outra personalidade verdadeiramente merecedora de tal prémio.
Soares Novais