terça-feira, fevereiro 28, 2012

Exposição de homenagem a Sérgio Carvalho

É inaugurada no dia 3 de Março, no Palácio das Artes, no Porto (Portugal), a exposição de homenagem a Sérgio Carvalho, um criativo que, segundo Pedro Caetano, “se destacou pela procura de novos caminhos, e sempre com a sua orgulhosa pronúncia do Norte”.

A exposição, coordenada pelo mestre em design, pintura e escultura Acácio de Carvalho, estará patente ao público até ao dia 24 e permite que, lendo, vendo e ouvindo o seu legado se preste homenagem ao artista no primeiro aniversário da sua morte.  Sérgio Carvalho ficou a meio do caminho, na obstinada perseguição de um futuro perfeito. Apesar disso, a eterna arte que lhe dava alma teve passado e tem agora presente, sendo certo que muitos dela farão o futuro.

“Durante anos sentámo-nos frente a frente e durante muitos anos estivemos de costas. De novo frente a frente vejo-o feliz, aos gritos, insatisfeito, à gargalhada, obcecado, apaixonado, a esbanjar talento, a ir contra todos e respeitado por todos. Foi o meu grande director de arte!”, recorda Albano Homem de Melo.

Sérgio Costa Carvalho nasceu a 3 de Janeiro de 1969, no Porto, onde frequentou o curso de Artes Gráficas da Escola Secundária Soares dos Reis. Aos 18 anos trabalhou como ilustrador para a Logo-gabinete de comunicação, e nos tempos livres faz Design Gráfico para a divulgação de projectos que foram apresentados no Teatro Universitário e no Teatro Municipal Rivoli.

Desenhou também, na sua multifacetada e prolixa actividade criativa, a luz para espectáculos dos Táxi, GNR, Xutos e Pontapés.
José Bomtempo e Diogo Anahory dizem que “o Sérgio era um rebelde, um inconformado, um perfeccionista”, acrescentando que, “pela sua forma de ser e de estar, será por nós para sempre recordado como um verdadeiro criativo.”

João Palmeiro recorda que “trabalhar com o Sérgio foi sempre marcado por momentos contagiantes de grande companheirismo e motivação”.  Isto porque, afirma, “a grande faceta criativa do Sérgio, aliada à frenética vontade de se conseguir o trabalho perfeito até aos mais ínfimos pormenores era uma marca sua, assim como a sua paixão pela fotografia."

Sem comentários: