segunda-feira, junho 18, 2012

Novos comensais à mesa do PS/Porto

José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião, venceu as eleições da federação distrital do PS/Porto com 59% dos votos, contra os 41% alcançados pelo presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto.

Não sei porquê, até porque não tenho nada a ver com o PS, fiquei satisfeito. Se calhar não tanto pela vitória de José Luís Carneiro mas, admito, pela derrota de Guilherme Pinto.

Faz amanhã três anos que aqui escrevi que 22 ex-vereadores de Narciso Miranda na Câmara Municipal de Matosinhos manifestam, num jantar, o seu apoio ao actual presidente da autarquia, o socialista Guilherme Pinto.

Na altura escrevi que o poder tem dessas coisas. Os tachos, é claro, também. Aliás, quando se está habituado a ter uma ligação directa entre o cérebro e a barriga, o resultado é esse.

Monteiro da Mota, um dos ex-autarcas de Matosinhos, disse nesse dia à agência Lusa que "por algum motivo somente dois dos vereadores de Narciso Miranda não estavam no jantar", considerando que Guilherme Pinto "significava a renovação".

“É tudo uma questão de volumetria do tacho. Se Guilherme Pinto significa renovação, então Matosinhos continuará a julgar que avança embora esteja sempre (na melhor das hipóteses) no mesmo sítio”, escrevi.

"Não pode passar-se a vida a falar de renovação mas depois achar que somente os outros é que são renováveis", sublinhou o ex-autarca, recordando que, apesar de Narciso Miranda ter sido "um magnífico presidente de câmara", "se a actual lei de limitação de mandatos estivesse em vigor desde o 25 de Abril de 1974 já teria há muito 'passado de prazo'".

Pois. Bem dito. Importante é (escrevi-o há três anos e mantenho agora) estar sempre junto de quem está no poleiro, custe o que custar, mesmo que o prazo de validade tenha de ser adulterado a favor da manutenção do tacho.

Monteiro da Mota sublinhou que aquele "apoio a Guilherme Pinto nada tinha a ver com as relações afectivas que cada um possa ter com Narciso Miranda", com quem, disse, continuava a ter uma "excelente relação".

Uau. E se com uma "excelente relação" é assim...

"Guilherme Pinto fez um mandato excelente, que excedeu largamente as minhas expectativas. Se assim não tivesse sido, a minha posição poderia ser diferente", disse o ex-vereador. Está-se mesmo a ver, não está?

É, em geral, a política portuguesa ao seu melhor estilo. Cá para mim, agora que José Luís Carneiro venceu, todos estes comensais de Guilherme Pinto vão mudar de opinião, de mesa, de cardápio etc. etc.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, Boas! Tudo com grande sentido de humor e com muitas verdades. obrigado pela simpatia NM