quarta-feira, julho 11, 2012

Moçambique na liderança da CPLP

O próximo secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) será o actual embaixador de Moçambique em Brasília, Murade Isaac Miguigy Murargy, que sucede ao guineense Domingos Simões Pereira.

Murade Isaac Miguigy Murargy, nasceu a 10 de Maio de 1946, pai de cinco filhos, é licenciado em Direito pela Faculdade Clássica de Lisboa, em Portugal.

Ingressou na área governamental de Moçambique em 1976, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde actuou como Conselheiro Jurídico no Gabinete de Estudos, Planificação e Informações até 1980.

Em 1980 assume o cargo de Director para Assuntos Jurídicos e Director Nacional de Protocolo, permanecendo até 1984. De 1984 a 1985 é nomeado como Director das Organizações Internacionais e Conferências, sendo então nomeado Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário na República Francesa e não residente na República Federal da Alemanha, Confederação Suíça, República da Tunísia, do Gabão, do Mali, da Costa do Marfim, do Senegal, Islâmica do Irão e da Palestina.

Também assume o cargo de Delegado Permanente junto da UNESCO em Paris e Representante Permanente junto das Nações Unidas (ONU) em Gónova, aí permanecendo até 1995. Nesse ano, é nomeado Secretário-Geral da Presidência da República com estatuto de Ministro de Estado até 2005. A partir desse ano assume o cargo de Embaixador no Brasil.

Condecorações e distinções: 1980: Apreciação escrita do Ministro dos Negócios Estrangeiros em Moçambique, 1995: Grande Oficial da Ordem Nacional do Mérito da França, 1996: Grã Cruz da Ordem do Mérito de Portugal, 2004:  Ordem Eduardo Modlane do 3° Grau de Moçambique e Diploma de Honra do Presidente da República de Moçambique.

Participação em Conferências Internacionais entre 1976 a 2004: Delegado nas Assembleias Gerais das Nações Unidas na Primeira e Sexta Comissão. Chefe de Delegação na III Conferência das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Chefe da Delegação na Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas, da qual foi Relator. Delegação nas Cimeiras da OUA. Delegado das reuniões do Grupo dos 77 e dos países não alinhados. Delegado na Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento. Delegado nas Conferencias Mundiais da Saúde.

Moçambique vai assumir a presidência rotativa da CPLP no dia 20, após dois anos de liderança angolana.

Sem comentários: