segunda-feira, agosto 20, 2012

E se Marcelo diz… não é verdade com certeza!

Em Portugal, como é habitual, o importante é o nome do mensageiro e não a mensagem. Sobre Angola, Marcelo Rebelo de Sousa disse recentemente umas coisas interessantes… embora de novidade pouco tenham.

Não são novidade, mas como foram agora ditas pelo opinador-mor do reino, alguém lhes prestou alguma atenção. Foi o caso da opinião de que grupos económicos angolanos querem comprar a comunicação social portuguesa porque estão pensar nas suas estratégias na sucessão do presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Marcelo Rebelo de Sousa, bem como os porta-microfones que ampliam a sua voz, sabe que esses grupos (todos ligados ao “querido líder” Eduardo dos Santos) não querem comprar o que já compraram.

O antigo presidente do PSD, no seu espaço de antena privativo na TVI, disse que José Eduardo dos Santos ainda é o homem mais poderoso em Angola, embora – na sua opinião – tenha criado grupos que se autonomizaram e que hoje já pensam na sucessão.

Marcelo sabe que Eduardo dos Santos foi, é e continuará a ser o homem mais poderoso de Angola, tal como sabe que não há grupos que se desviem um milímetro da estratégia de perpetuação no poder do homem que está há 33 anos no poder sem nunca ter sido eleito. Todos os grupos de envergadura internacional que existem são geridos pelo presidente de Angola, mesmo que os nomes dos conselhos de administração digam Isabel dos Santos, Manuel Vicente ou Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”.

Marcelo diz que recentemente falharam as negociações para a compra do grupo de comunicação social de Joaquim Oliveira (JN, DN e TSF, entre outros). Podem ter falhado de jure, mas não falharam de facto. Há muito que os donos de angola, mesmo antes dos casos do Sol e do diário i, já eram donos (sócios executivos, se preferirem) desse mesmo universo fabril  de produção de textos de linha branca.

Ao defender a tese de que esses “grupos começam a posicionar-se para a sucessão de José Eduardo Santos”, e que “no futuro esses grupos vão digladiar-se com estratégias diferentes, nomeadamente em Portugal”, Marcelo Rebelo de Sousa está a prestar um impagável serviço ao dono não só de Angola como do MPLA.

Com a vitória mais do que garantida nas eleições do dia 31, Eduardo dos Santos vai pôr ainda mais a casa em ordem. Ou seja, os eventuais que têm estratégias diferentes vão, se é que existem, levar pela medida grossa. E, certamente, o “querido líder” não se esquecerá de agradecer a ajudinha de Marcelo Rebelo de Sousa.

Sem comentários: