domingo, agosto 05, 2012

Quem vem e atravessa a ponte…




Hoje o presidente do F.C. Porto classificou de "parceria de sucesso", a ligação que o clube mantém com o município de Vila Nova de Gaia, cidade onde os "dragões" têm instalado o seu Centro de Estágios.

Se o actual presidente de Gaia for candidato à Câmara Municipal do Porto terá, com certeza, o apoio do presidente do F.C. do Porto. Não me parece que Jorge Nuno Pinto da Costa esteja de alma e coração com Luís Filipe Menezes, mas está de armas e bagagens contra Rui Rio e, atendendo a que este não se pode recandidatar, contra todos os que lhe forem próximos.

Com toda a legitimidade, Pinto da Costa apoia quem muito bem entender. No dia 17 de Julho de 2009 integrou a Comissão de Honra da candidata do Partido Socialista à Câmara Municipal do Porto, a eurodeputada que entretanto já tinha tomado posse, Elisa Ferreira.

Já nessa altura o alvo que nunca conseguiu a abater era Rui Rio. "Se calhar, em vez de gastar milhões a fazer barulho e a cercar as pessoas nas casas, com esse dinheiro, no Porto, ninguém dormia na rua", defendeu Pinto da Costa, aludindo às corridas de automóveis na Boavista. O dirigente portista referiu mesmo, a título de exemplo, que sofreu directamente com as barreiras na Boavista, já que o sogro não pôde ir ao hospital porque “lhe fecharam a garagem, às cinco da manhã, com ferros”.

Em Dezembro de 2009, Pinto da Costa jantou com adeptos portistas de Lisboa. Uma ceia de Natal que também contou com a presença de António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Para o presidente do Futebol Clube do Porto a macrocefalia de Lisboa só tem (algum) significado quando não meta política. Fora isso, os socialistas podiam contar com ele, seja onde for.

Ainda nesse mês, Pinto da Costa afirmou que a transferência da prova Red Bull Air Race para Lisboa demonstrava que “o tão falado prestígio do presidente da Câmara do Porto é falso”.

No dia 4 de Outubro de 2010, o presidente do Futebol Clube do Porto disse em Olhão, Algarve, que “só os espíritos cretinos e obtusos pensam que receber um clube numa câmara é sinal de promiscuidade” (referia-se a um dos raros políticos lusos que tem coluna vertebral: Rui Rio).

Em entrevista ao jornal ‘i', (Maio de 2010) Pinto da Costa disse  não se esquecer que, aquando da final da Taça da Liga, "o primeiro-ministro (José Sócrates) veio desejar publicamente a vitória do Benfica". E acrescentou: "Ele (José Sócrates) tem bom relacionamento comigo (...) agora veio quase pôr o Benfica novamente no papel de clube de regime. Estou curioso para ver quantos ministros e secretários de Estado vão estar no Estádio da Luz no domingo".

No dia 28 de Novembro de 2011,  o Sindicato dos Jornalistas de Portugal repudiou os insultos e a agressão de que foi vítima o jornalista Valdemar Duarte, ao serviço da TVI, no final do encontro entre FC Porto e Sporting de Braga, que decorrera na véspera no Estádio do Dragão.

No dia 26 de Agosto de 2009 confirmou-se que foi o José Carmo, repórter fotográfico do Jornal de Notícias, quem atropelou o carro em que seguia Pinto da Costa e não, como alguns malditos jornalistas disseram, o contrário.

Também se concluiu que, afinal, foi o jornalista da TVI quem agrediu os seguranças que acompanhavam Pinto da Costa e insultou o presidente do F.C. do Porto...

Sem comentários: