sexta-feira, agosto 17, 2012

Venham a nós os vossos votos!


Apesar de oficialmente o regime angolano do MPLA não considerar a minha cidade, Huambo, como uma das mais importantes do país, em tempo de eleições descobre – embora contrariado – que por  lá vivem cidadãos com direito a voto.

Assim sendo, o ministro da Geologia e Minas e da Indústria, Joaquim David, inaugurou ontem nos municípios do Huambo e Caála, quatro unidades fabris que vão proporcionar vários serviços às populações e diminuir as importações para esta região.

Não está mal. Se calhar, do ponto de vista do Povo, atá dava jeito que houvesse eleições todos os anos. Sempre seria uma oportunidade para que o MPLA se lembrasse que o Huambo existe.

Joaquim David esteve pouco tempo na região, apenas algumas horas (havia mais inaugurações para fazer), mas chegou para reinaugurar a Habitec - Comercial e Indústria S.A., que criou 40 postos de trabalho no âmbito do fabrico de mobiliário e outros acessórios em madeira.

Aproveitando o balanço, o ministro fez mais uma reinauguração, desta feita uma cerâmica afecta ao grupo Soconforto, com uma capacidade de produzir 58 toneladas de argila (tijolos e telhas).

Passada a fase das reinaugurações, o ministro da Geologia e Minas e da Industria, inaugurou uma fábrica de artigos de plásticos e móveis de madeira localizado no bairro de São Pedro, ligada à Lungêmbia Trading, Lda, que investiu mais de três milhões de dólares e criou 50 postos de trabalhos directos. Joaquim David inaugurou ainda uma fábrica de colchões de espuma no município da Caála.

De acordo com a Angop, “as respectivas unidades fabris ora inaugurados na província do Huambo, juntam-se às já em funcionamento da CUCA, CEFA, Lusocola  e outras que estão a contribuir no ressurgimento do sector industrial desta região.”

Ressurgimento que acontece, recorde-se, depois de 37 anos de  independência e dez de paz total.

Tudo isto acontece, importa não esquecer, porque na província do Huambo vivem muitos eleitores e importa, na óptica do regime, não esquecer esses votos. Não dora isso e até riscariam o Huambo do mapa.

E riscariam porque, calculo, foi lá que no dia 11 de Novembro de 1975 também a UNITA e a FNLA declararam uma outra independência. Ou será por ser uma zona em que há uma espécie menor de angolanos conhecida pelo regime como kwachas?

Sem comentários: